Cotidiano

Morre paciente que participava de teste clínico na França

Redação DM

Publicado em 18 de janeiro de 2016 às 10:52 | Atualizado há 10 anos

Um paciente que havia sido hospitalizado após participar de um teste clínico para um novo medicamento analgésico, morreu no último domingo (17), na França. Além dele, outros cinco pacientes, na faixa de 28 a 49, que foram expostos à droga também tiveram problemas e continuam internados.

O homem que morreu e mais quatro pacientes apresentaram problemas neurológicos. De acordo com o hospital, o estado de saúde de três deles era estável. Na França, é permitido voluntários remunerados em testes clínicos, diferente do Brasil.

A droga desenvolvida é um composto sintético que age sobre os mesmos mecanismos biológicos em que atua a maconha, porém não é um derivado da erva. É uma molécula que foi chamada de BIA 10-2474.

O teste do novo medicamento teve início no dia 7 e envolveu cerca de 108 voluntários, destes, 90 receberam a droga e os outros foram expostos a um placebo. O laboratório Bial é o responsável pelo desenvolvimento do produto, sendo uma das maiores empresas farmacêuticas de Portugal.

O laboratório Biotrial conduziu o teste clínico e por meio de nota disse que “foram realizados em plena conformidade com as normas internacionais”. Os testes foram suspensos na última segunda-feira.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia