Cotidiano

São Paulo começa a oferecer teste que detecta dengue em 20 minutos

Redação DM

Publicado em 18 de janeiro de 2016 às 00:41 | Atualizado há 11 anos

SÃO PAULO – A rede municipal de saúde paulistana passa a oferecer a partir desta segunda-feira um teste rápido para detectar a dengue, doença transmitida pelo mosquito . O resultado sairá em 20 minutos. Em 2015, a cidade registrou 100.148 casos de dengue autóctones (contraídos no município).

Aedes aegypti

O teste, que estará disponível em todas as unidades de saúde da capital, poderá detectar os quatro sorotipos de dengue a partir da coleta de sangue do paciente. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, não há limite de idade, contraindicação, ou necessidade de jejum para sua realização.

A partir do rápido diagnóstico, a administração municipal espera agilizar as ações de campo de combate ao mosquito. Segundo a pasta, o teste rápido deverá ser usado até a primeira quinzena de março, período considerado como o pico de transmissão da doença. A secretaria adquiriu 50 mil testes. Passada essa etapa, o diagnóstico será feito através do ELISA IGM e NS1, que já são realizados pelo Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas pro Vetores (LabZoo).

AÇÃO DO EXÉRCITO

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura vai ter o apoio do Exército no combate ao mosquito. Cem soldados iniciam nesta segunda-feira o trabalho de orientação junto com agentes de zoonoses nas zonas Norte e Oeste da cidade.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia