Milhares de peixes mortos são vistos na Baía de Guanabara
Redação DM
Publicado em 13 de janeiro de 2016 às 08:57 | Atualizado há 10 anosRIO – Milhares de peixes mortos foram vistos no início da manhã desta quarta-feira, na Baía de Guanabara. Um vídeo enviado por um leitor, que pediu para não ser identificado, mostra a enorme ‘mancha’ na altura de Ramos. Ainda não há informações sobre a espécie dos peixes, mas segundo o leitor eles seriam sardinhas.
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), técnicos estão no local e fazem uma análise da situação. O resultado da análise, no entanto, só deve ser divulgada no período da tarde.
Em fevereiro de 2015, uma grande quantidade de Savelhas mudou a paisagem do canal do Fundão. Além das savelhas, também morreram baiacus, corvinas, cocorocas, bagres, siris, entre outros animais em Paquetá. Na ocasião, os exames realizados não detectaram as causas da mortandade, e especialistas sugeriram que problema poderia ser o período de estiagem no Rio, que afetou o período reprodutivo dos animais.
Em outubro de 2014, também houve mortandade de peixes na Baía de Guanabara, junto à Ilha de Paquetá. Na época, o Inea divulgou que não havia qualquer substância prejudicial aos animais na água. Técnicos concluíram, então, que os peixes haviam sido descartados por pescadores, por serem sardinhas da boca torta, de baixo valor comercial. No mesmo período, também houve mortandade em praias da Ilha do Governador. Tanto lá como em Paquetá, a Comlurb recolheu na época 61 toneladas de peixes mortos.