Cotidiano

Imprensa internacional analisa passeio pelo Museu do Amanhã

Redação DM

Publicado em 19 de dezembro de 2015 às 10:40 | Atualizado há 11 anos

RIO — A imprensa internacional analisou o passeio pelo Museu do Amanhã, que abriu as portas para o público neste sábado. Para o jornal inglês The Guardian, a construção é “uma das mais extraordinárias do mundo” e “parece destinada a ser um dos pontos turísticos mais famosos do Rio”.

De acordo com a reportagem, com o título “um convite cativante para imaginar um mundo sustentável”, o museu foca mais em ideias do que em objetos, mais em ecologia do que tecnologia. O passeio foi considerado muito admirável e pouco psicodélico, sem ser maçante.

Já a rede britânica BBC elogiou a exposição e ressaltou que o Museu do Amanhã faz parte de um esforço para revitalizar a Zona Portuária, degradada há décadas. Entre as reformas destacadas, cita o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve ser inaugurado em 2016, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Aquário Marinho do Rio (AquaRio), também previsto para ser inaugurado no ano que vem. “É uma área da cidade onde é possível sentir todas as mudanças que estão acontecedo”, diz a reportagem.

Desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã começou a ser construído em 2012 e foi inaugurado na quarta-feira. Neste fim de semana, não haverá cobrança de ingresso para o público, que também poderá aproveitar uma extensa programação cultural na Praça Mauá, com mais de 20 atrações, ao longo de 36 horas de atividades, no chamado “Viradão do Amanhã”.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia