Pezão decreta que PM e Bombeiros reforcem a saúde estadual
Redação DM
Publicado em 17 de dezembro de 2015 às 10:10 | Atualizado há 11 anosRIO — O governador Luiz Fernando Pezão decretou no Diário Oficial desta quinta-feita (17) que os comandos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar disponibilizem servidores das duas forças militares e insumos à Secretaria Estadual de Saúde, que atravessa uma crise devido à falta de pagamento de médicos e fornecedores.
O decreto passa a vigorar já a partir desta quinta-feira. Os médicos e enfermeiros da PM e do Corpo de Bombeiros deverão atuar em unidades estaduais de saúde no período de 18 de dezembro a 7 de janeiro de 2016. O texto do decreto afirma que ” o período compreendido entre o final e o início do ano demanda especial atenção para a garantia de prestação de serviços”.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que “a medida já foi usada de maneira informal, pontualmente, em outras situações”. Ainda segundo o órgão, trata-se de um “plano de contingência, traçado de forma preventiva, considerando que o período de festas de fim de ano é crítico no que se refere a escalas de plantão médico de urgência e emergência, historicamente com muitos registros de falta de funcionários”.
Nesta quinta-feira, O GLOBO revelou , para que deixasse médicos e enfermeiros de prontidão para atuar no Estado, mas ainda não obteve resposta do Ministério da Defesa.