Cultura

Que a força esteja com você

Redação DM

Publicado em 16 de dezembro de 2015 às 18:39 | Atualizado há 6 meses

Maio de 1977 – estreava o primeiro filme da espetacular saga de Star Wars. Naves espaciais, criaturas estranhos e fascinantes,droides robóticos, um universo até então desconhecido, a trama de sucesso talvez inesperado, imediatamente se tornou um fenômeno. Cheio de efeitos especiais completamente revolucionários, o cinema ganhava um novo patamar,tamanha tecnologia não parecia nem mesmo acessível, altíssimo nível para a época.

Dezembro de 2015 –milhões de fãs ansiosos, na expectativa para o lançamento do sétimo filme da terceira trilogia (sim, serão nove filmes). Após tantos anos, quase 38, os icônicos personagens estão de volta: Han Solo (Harrison Ford) Leia Organa, que deixou de ser princesa para assumir o título de general (Carrie Fisher) e Luke Skywalker (Mark Hamill), além de outros integrantes do elenco original, como os queridíssimos: Chewbacca, os robôs R2-D2 e o C3PO.

Entendendo a saga

Criada por George Lucas, a saga parece um pouco confusa para os novatos, pois a sequência não foi lançada em ordem cronológica.

1977 – Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

1980 – Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca

1983 – Star War Episódio VI: O Retorno do Jedi

1999 – Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma

2002 – Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones

2005 – Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith

2015 – Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força

2017 – previsão para Star Wars Episódio VIII

2019 – previsão para Star Wars Episódio IX

Mas como assim começaram pelo 4° episódio? O primeiro filme lançado, inicialmente batizado apenas por Star Wars, dá início a uma viagem na imaginação. A história se passa em uma galáxia fictícia, onde o governo está nas mãos do Império, antiga República. A Aliança Rebelde é um grupo de resistência civil que luta para reestabelecer a paz durante a era do temível Império Galáctico. Então temos a tão falada “Força”, que segundo Obi-WanKenobi (cavaleiro Jedi, grande mentor e sábio; treinou o grande vilão Anakin, também conhecido por Darth Vader e guia o herói da série, Luke Skywalker) é “um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa”; nada mais é que uma energia onipresente, poucos conseguem controlá-la e estes obtém poderes sobrenaturais como telecinese, premonição e controle mental. O ponto chave do desenrolar da trama é como cada um utiliza esta força: cavaleiros Jedis, que lutam ao lado dos Rebeldes, a utilizam para o bem e o vilões do Império, denominados de Siths, usam para o mal (o lado negro da força).

Com recursos ainda limitados pela época e posteriormente nomeado de “Episódio IV”, Lucas dizia que havia começado pela segunda trilogia não só pela falta de tecnologia, mas também para ganhar o público, porque ele narra à construção do herói, Luke Skywalker ecomeçar pela trajetória pelo vilão não envolve tanto quanto.

A Ordem Ernst Rister

De forma cronológica, a trajetória conta o encontro do jovem Anakin com a força e sua transformação em Darth Vader – de Jedi para Sith. E depois a luta de Luke Skywalker, que se descobre Jedi, contra o Império Gláctico, representado por Darth Vader.

Mas segundo a grande maioria dos fãs, esta não é a melhor forma de assistir aos filmes. Foi criado uma ordem chamada Ernst Rister, que orienta novatos e veteranos a aproveitar a história da melhor forma possível, se surpreendendo com a revelação do pai de Luke, aumentando a expectativa para o desfecho da série. A ordem “correta” para assistir aos seis filmes já lançados seria: IV, V, I, II, III e VI. Assistindo desta maneira fica mais fácil entender o sentido das coisas.

(Atenção – Spoilers para quem nunca assistiu aos filmes)

IV -Começando com Luke descobrindo a força; V – descobrindo que Darth Vader é seu pai; I, II e III – fazendo uma espécie de flashback, voltando a infância e juventude de Vader, explicando tudo, respondendo muitas dúvidas geradas nos episódios anteriores e por fim o VI, que dá continuidade a tudo que ficou em suspense sobre o destino dos heróis.

Para alguns fãs o Episódio I: A Ameaça Fantasma é considerado o pior filme de toda a saga. Tendo uma grande responsabilidade por ser à base da sequência, o resultado não correspondeu às expectativas do público, com vilões mal aproveitados, personagens desnecessários e acontecimentos sem nexo. Por isso, algumas pessoas preferem simplesmente ignorar a existência deste episódio.

starwars_2-750x380

Expectativa

O Episódio VII – O Despertar da Força já vem causando alvoroço há um tempo, inclusive apontado como forte candidato a maior bilheteria do ano. Segundo a Hollywood Reporter o filme ultrapassou 100 milhões em bilheteria só levando em conta os ingressos vendidos antes da estreia. Renomada, a série já recebeu 25 indicações ao Oscar, conquistou 10 delas, incluindo Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhores Efeitos Visuais. Além de tudo, Star Wars provocou um marco na história do cinema, pois gerou um impacto cultural sem precedentes, influenciando no dia a dia dos fãs. Levando tudo isso em consideração, é visível o quanto este filme é esperado. Já são incontáveis a quantidade de matérias e vídeos sobre o assunto na internet. Realmente a expectativa é gigantesca e percorre todo o mundo.

Porém desta vez, sem a participação de George Lucas, que nos créditos aparece como consultor de criação. Os direitos de produção da franquia foram vendidos para a The Walt Disney Company, agora com o diretor J. J. Abrams. Segundo os críticos, Star Wars VII não deixa a desejar e até então a produção só recebeu notas altas. Veja a seguir algumas das primeiras impressões divulgadas no twitter:

“Primeira crítica de Star Wars: foi épico, incrível e perfeito. O elenco estava estelar. JJ mandou muito bem”, diz o ator Rainn Wilson (The Office).

“Saindo da premiere de Star Wars agora. MUITOS rostos felizes”, afirma o crítico Matthew Beloni, do The Hollywood Reporter.

“História, personagens, direção de arte, humor: fãs de Star Wars, este é o filme que vocês estão esperando”, diz a repórter do Los Angeles Times.

“‘Isso vai começar a consertar as coisas’ é a primeira linha de diálogo de Star Wars – O Despertar da Força, e acredito que seja verdade”, afirma o editor da Mashable, que completa: “Um começo forte e promissor. Eu colocaria em terceiro lugar no ranking da franquia”.

“Ranking: 1. O Império Contra-Ataca, 2. O Despertar da Força, 3. Uma Nova Esperança, 4. O Retorno de Jedi, 5. Os oito prequels. Obrigado JJ”, escreve Adam Goldberg, criador da série The Goldbergs, alfinetando de passagem os episódios 1 a 3.

“Não vou dizer muito até assistir de novo, mas fique tranquilo, O Despertar da Força é o melhor Star Wars desde 1983… Talvez 1980”, especula o crítico do Collider.

“Star Wars – O Despertar da Força detona #semspoilers Eu repito #semspoilers Mais uma vez #semspoilers apenas Wow”. A atriz Elizabeth Banks (Jogos Vorazes) não quer estragar a sua surpresa de modo algum.

“Sem dar spoilers, posso dizer que Star Wars – O Despertar da Força tem o melhor plano final de todos os filmes de Star Wars. Wow”. O ator PattonOswalt (The King of Queens) nos deixando curiosos…

O repórter do io9.com teve uma reação mais ambígua: “Star Wars – O Despertar da Força mexeu com todas as minhas emoções. A maioria foi boa, algumas não, mas de modo geral foi uma experiência incrível, poderosa”. star-wars-7-force-awakens-rey-finn-hi-res-2

O Despertar da força afirma que vem para agradar os antigos fãs, e ainda concilia a nova geração. O roteiro pode ser dividido em duas parte: a primeira aborda os personagensinéditos, brincando com o carisma de BB-8, já os antigos personagens representados pela Resistência de Leia Organa só entram em cena com a trama bastante adiantada. J.J. prioriza um universo de sensação tátil, menos computação gráfica, mais cenário reais, o que traz um nova aspecto a sequência. É evidente que muita coisa ficou para ser explicada no Episódio VIII; a grande diferença entre O Despertar da Força e Uma Nova Esperança é que o novo longa não tem o mesmo senso de conclusão que o filme de 1977. Mas pelo menos um intento J.J. Abrams começou e levou até o fim: a criação de uma dupla cativante capaz de atrair novos espectadores e conduzir a franquia daqui em diante. A sucateira e o desertor.

Cheio de mistérios, pouco se sabia sobre o novo episódio antes do lançamento do trailer, até que o tão aguardado momento chegou. Embora a sinopse seja mantida em total sigilo, descobrimos novos heróis, veteranos presentes, um visual de tirar o fôlego, muita ação, novostroopers, novos vilões, sabres de luz, naves, batalhas espaciais e tudo que o universo de Star Wars explora. E ai, estão preparados para experimentar o poder da força?

Novos Personagens

Novos heróis e vilões são apresentados aos fãs:

Rey – Daisy Ridley dará vida a destemida jovem do planeta Jakku, Rey. Jakku está local em ruínas, reconhecido por seu cenário desértico. Há muitas especulações sobre a personagem, por não ter seu sobrenome revelado. Segundo o site da revista americana The Hollywood Reporter, a expectativa é que Rey seja filha de Han Solo e da princesa Leia.Segundo detalhes revelados pela atriz, Rey foi abandonada no planeta aos 5 anos de idade por seus pais e sobrevive caçando restos entre os destroços. Forte, mas bastante solitária, sua vida começa a mudar quando ela conhece Finn. A personagem vem com o intuito de incluir o público feminino.

Finn – Interpretado por John Boyega, surpreendeu no primeiro trailer ao aparecer vestido de stormtrooper e em outro segurando um sabre de luz, a famosa arma Jedi. Bastante abordado no material de divulgação, ele é um humano que atuou como Stormtrooper na Primeira Ordem (sucessor do Império Galáctico) aproximadamente 30 anos após a Batalha de Endor e acaba isolado no planeta Jakku. Heróico e corajoso, ele sofre por não conseguir esquecer seu passado. De acordo com as fotos reveladas, possui habilidades Jedi e deve confrontar o vilão KyloRen em algum momento da trama. O ator sofreu ataques racistas por ser um negro vestido de stormtrooper, mas não se abalou e mandou recado: “se acostumem”, já que será parte importante da nova trama.

Poe Dameron – O ator guatemalteco Oscar Isaac interpreta Poe Dameronn, o melhor piloto de caça X-Wing da galáxia, que vai liderar o Esquadrão Rogue, defensores da Resistência. Ele fará parte do novo trio de protagonistas, composto também por Daisy Ridley (Rey) e John Boyega (Finn). Dameronn será enviado em uma missão pela (não mais princesa e agora general) Leia, na qual vai cruzar o caminho dos outros dois personagnes.

O vilão KyloRen – nome da figura marcante (e sinistra) que aparece no trailer do novo capítulo da saga, interpretado pelo ator Adam Driver. O homem de capa preta caminha por uma floresta e, de repente, saca uma versão atualizada do famoso sabre de luz, agora com três pontas. Ao fundo, ele é acompanhado pelo narrador que avisa que o lado sombrio despertou. Ele é descrito como o comandante de um grupo de snowtroopers que seguem a Primeira Ordem, novo nome dado aos remanescentes do Império, após a destruição da Estrela da Morte. Sua máscara, mostrada no material promocional, fará leve referência à máscara de Vader e terá sua origem explicada no filme.

MazKanata – A atriz LupitaNyong’o, ganhadora do Oscar em “12 Anos de Escravidão” como Melhor Atriz Coadjuvante, foi registrada pela revista Vanity Fair com o rosto coberto por marcações para uma cena de motion capture, em que seus movimentos são registrados para depois serem computadorizados em outro rosto. Segundo a publicação, ela será uma pirata espacial chamada MazKanata. Não se sabe ao certo de qual lado da força ela estará.Rumores apontam que ela viveu, por anos, com seus olhos cobertos por óculos, já que eles possuem um poder muito forte e especial. Maz também seria dona de uma fortaleza que abriga viajantes, mercenários e contrabandistas.

Capitã Phasma – O curioso trooper cromado que aparece no teaser do novo filme se chama Capitã Phasma,a primeiratrooper mulher da história da franquia, será interpretada por Gwendoline Christie, conhecida como a forte BrienneofTarth na série Game ofThrones. O que se sabe é que a Capitã fará parte da Primeira Ordem, sistema derivado do finado Império. Ela terá uma armadura branca e outra prateada. Mas não sabemos ainda se ela é totalmente fiel àPrimeira Ordem ou se pode se unir à Resistência eventualmente.

General Hux- Outro personagem que fará sua estreia em O Despertar da Força, vivido pelo ator DomhnallGleeson. Hux é um general na Primeira Ordem e comandante da Base Starkiller, a arma suprema do grupo, mais poderosa até do que a Estrela da Morte. Para saciar sua fome de poder, ele não mede esforços para conquistar seus objetivos e frequentemente usa terceiros para fazer seu trabalho sujo.

Supremo Líder Snoke –Andy Serkis dá vida ao personagem, que será feito em computação gráfica e deve ter um visual de serpente. É certo que ele é uma figura importante, agindo nas sombras, pelo lado negro da força, desde o fim da Guerra Civil Galáctica para assumir o controle da galáxia. Snoke ajudou de forma ainda desconhecida, o vilão KyloRen.

O dróideBB-8 –É um esférico dróideastromecânico que pertence ao piloto da resistência Poe Dameron, com quem faz “passeios” na X-Wing T-70.Até o momento, o que se sabe é que BB-8 se move com maior rapidez que seu antecessor, o robô R2-D2, queridinho da série.

E ainda, temos a presença dos veteranos:

Han Solo –O clássico personagem contrabandista e general da Aliança Rebelde, interpretado pelo indiscutível Harrison Ford, estará de volta, mas dessa vez bem mais maduro. Durante declaração recente, Ford disse que o personagem não quer estar na posição de Obi-WanKenobi e sim manter sua essência: “Ainda existe muito do trapaceiro em Han Solo, algumas coisas nunca mudam”, afirmou o ator.

Luke SkyWalker –De menino humilde de Tatooine a um dos maiores heróis da galáxia, Mark Hamill dá vida ao personagem, que ficou de fora do cartaz e demais materiais do filme, deixando muitos fãs curiosos. A última vez que ele deu as caras na franquia foi em Star Wars: Episódio VI – O Retorno De Jedi, quando trouxe Darth Vader de volta para o lado do bem. Agora, teorias levantadas por fãs e compartilhadas na internet cogitam se o Jediteria caído para o lado negro da força e que seria até mesmo o mentor do vilão KyloRen. Será?

Princesa Leia –Carrie Fisher que interpreta a irmã gêmea de Luke Skywalker e filha de Anakin Skywalker, o Darth Vader, também estará de volta na nova trama. Uma das maiores líderes da Aliança Rebelde, a ex-senadora Leia não será mais chamada de Princesa: “Ela é reconhecida como General agora. Mas tem um momento no filme em que um personagem dá uma escorregada e chama ela de Princesa”, disse J.J. Abrams.

E ainda os amados: Chewbacca, o robô C-3PO e seu parceiro R2-D2. Os soldados Stormtroopers.

starwarsodespertardaforça4-2

Por Eline Silva


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias