Após desocupação, garimpo ilegal continua sendo praticado na “Nova Serra Pelada”
Redação
Publicado em 9 de dezembro de 2015 às 19:06 | Atualizado há 4 mesesAproximadamente um mês após a Polícia Federal desocupar toda a área da Serra do Caldeirão, localizada na cidade Pontes e Lacerda, Mato Grosso, aproximadamente mil homens voltaram ilegalmente a garimpar no local. Vários túneis foram implodidos pela polícia na tentativa de afastar as pessoas e impedir a desordenada escavação da serra.
Este garimpo ilegal vem sendo chamado de “Nova Serra Pelada” porque estão sendo encontradas pepitas de ouro raso, um atrativo para “aventureiros” de diversos locais do país em busca de enriquecimento.
No auge da escavação, a Serra de Caldeirão chegou a ser ocupada por 5 mil pessoas. A assessoria de imprensa da Polícia Federal declarou que estão apenas aguardando decisão judicial para realizar uma nova retirada dos trabalhadores.
O prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa do Nascimento (PSDB), disse estar preocupado. Há uma tentativa política de regularizar a área, liderada pelo prefeito e alguns deputados estaduais, mas o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) ainda não tomou nenhuma decisão.
Foto: Gilmar de Souza