Cotidiano

Mais de 9 mil morreram desde início de conflito na Ucrânia

Redação DM

Publicado em 9 de dezembro de 2015 às 09:35 | Atualizado há 11 anos

KIEV/MOSCOU – Mais de 9 mil pessoas morreram desde o início do conflito no Leste da Ucrânia, em abril de 2014, segundo um balanço atualizado do Alto Comissariado das Nações para os Direitos Humanos da ONU. Mais de 20 mil ficaram feridos. O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, debaterá o conflito com autoridades russas na semana que vem.

O número de vítimas inclui pelo menos 9.098 mortos. O balanço inclui civis, membros das Forças Armadas e integrantes dos grupos armados.

No período trimestral analisado até novembro, 47 civis morreram e 131 ficaram feridos, segundo a ONU. As mortes foram provocadas principalmente por explosivos de guerra e artefatos explosivos improvisados. O relatório afirma, no entanto, que a intensidade do conflito caiu muito.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou nesta quarta-feira que irá viajar para Moscou na próxima semana para conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a Ucrânia e uma solução política para a Síria.

Falando durante um evento à margem das negociações da ONU sobre o clima em Paris, Kerry disse que, apesar de seus interesses militares e políticos na Síria, a Rússia “tem sido construtiva” na tentativa de encontrar uma solução política para acabar com o conflito sírio.

— Vou viajar para Moscou dentro de uma semana e me encontrar com ele (Putin) e o chanceler (Sergei) Lavrov para tratar da Síria e da Ucrânia. Eles nos ajudaram neste processo. A Rússia tem sido construtiva na ajuda para que o processo de Viena se realize, para que seja bem-sucedido, e acho que quer uma solução política lá.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia