Economia

Ministro: revisão da Moody’s mostra ao Congresso urgência do ajuste

Redação DM

Publicado em 9 de dezembro de 2015 às 06:35 | Atualizado há 11 anos

BRASÍLIA – O ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, afirmou ao GLOBO que a perspectiva de rebaixamento da nota brasileira pela agência de classificação de risco Moody’s deve levar o Congresso a ver a urgência da aprovação do ajuste fiscal. Ele disse que o Legislativo nem deveria entrar em recesso e resolver logo as pendências que comprometem a credibilidade do Brasil.

— Isso serve, sobretudo, para mostrar a necessidade de entendimento no Brasil quanto ao momento econômico como um todo — salientou o ministro.

— É mais uma indicação clara do sentido de urgência de adotar as medidas necessárias para o ajuste fiscal.

No início da noite, a Moody’s colocou a nota do Brasil em revisão para rebaixamento por causa da deterioração das contas do governo e do risco de paralisia política. Caso seja rebaixado, o país cairá na categoria “grau especulativo”. Isso afastará ainda mais os investidores.

— Nos cabe, agora, é completar a agenda do ajuste fiscal. Temos de reequilibrar a economia — argumentou Monteiro.

Segundo ele, o Congresso tem de dar uma solução para o impasse do impeachment — que ele diz acreditar que não será aprovado — para retomar a votação de questões mais estruturantes da economia brasileira.

— O Congresso não deve entrar em recesso e deve fazer as medidas necessárias — apontou o ministro responsável pela indústria, o setor que mais tem sofrido com a crise econômica e deve amargara uma retração de nada menos que 7% neste ano.

A possibilidade de um segundo rebaixamento deve impactar a nota de grandes indústrias nacionais. Elas também são avaliadas pelas agências internacionais de risco.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia