Let’s GO em Goiânia coloca em destaque inovação, tecnologia e transparência pública
Redação DM
Publicado em 8 de dezembro de 2015 às 22:30 | Atualizado há 10 anosNomes como Marcelo Tas, da GNT, Ronaldo Lemos, apresentador da Globonews, Juliana Sakai, da Transparência Brasil, Denise Yagui, da Fundação Brava, e Rodrigo Fernandes, executivo de negócios da Microsoft, estarão em Goiânia na semana que vem (de 13 a 15 de dezembro) para participar da segunda metade do Let´s GO, evento de inovação, transparência e tecnologia desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). O evento conta com apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), por meio do Inova Goiás.
Os palestrantes e painelistas tratarão de assuntos como redes sociais, novas mídias e inteligência de dados e a inserção da sociedade e da gestão pública nesse contexto de inovação tecnológica. “Vivemos uma realidade em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e em busca de informações em tempo real. O governo deve estar inserido nesse contexto principalmente como provedor de dados públicos. Temos que estar preparados para o conceito de governo aberto”, explica o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto.
Com o tema “Se todos devem pensar fora da caixa, é a caixa que precisa ser repensada”, o Let’s GO tem como destaque palestras dos apresentadores Marcelo Tas (GNT), sobre criatividade na era digital, e Ronaldo Lemos (Globonews), sobre como a internet aumenta a participação cívica. A programação, que é aberta ao público em geral, também inclui discussão sobre novos modelos de negócios de vanguarda, com a participação de representantes do aplicativo de transporte Uber no Brasil.
Estão previstos ainda painéis sobre tecnologias cidadãs de impacto com a participação de Gustavo Maia, cofundador do Colab.re, que recentemente foi eleito o negócio de maior impacto social do mundo e startup de maior potencial global pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Anderson Giovani, do Seminário Social Good; Fernando Sandes, da plataforma Onde Fui Roubado; entre outros nomes. O conteúdo completo de palestras, debates e painéis pode ser conferido em www.lets.go.gov.br.
Hackatona
Além disso, na primeira metade do evento (entre 11 e 13 de dezembro), que é voltada para um público mais especializado, programadores e profissionais de tecnologia são convidados a emergir em uma maratona de aprendizado e programação para o desenvolvimento de startups cívicas a partir de dados abertos do Governo de Goiás. Trata-se da Hackatona Let’s GO, criada para estimular equipes a propor soluções em desafios públicos que envolvam transparência na contratação de produtos e serviços e mecanismos mais intuitivos para acesso facilitado às despesas do Estado, além de fornecer inteligência sobre dados de arrecadação e despesas na gestão pública estadual.
“Ao invés de esperar que a população fiscalize os seus atos e reclame melhorias para os serviços oferecidos pelo Estado, o Governo de Goiás está convidando inovadores da sociedade civil para uma oportunidade de empreender e exercer a cidadania ativa em benefício de todos”, afirma o secretário Thiago Peixoto, titular da Segplan.
O secretário explica que o governo usará os produtos e tecnologias desenvolvidos durante a hackatona. “Goiás tirou, recentemente, nota máxima no conceito de transparência da CGU (Controladoria Geral da União). Isso deixa claro que o governo é transparente. Mas queremos também saber como é o acesso a esses dados, como é a usabilidade do sistema. A ideia central é facilitar o acesso das pessoas às informações disponíveis”, justifica.
Escolhidos por um júri de entidades do terceiro setor e empreendedores, os vencedores da Hackatona Let’s GO serão submetidos à mentoria criativa e receberão prêmios para o desenvolvimento de suas propostas no mercado. A premiação prevê períodos de permanência em incubadoras. Essas entidades são comuns no ambiente atual de inovação e têm por objetivo oferecer suporte e treinamento a empreendedores para que eles desenvolvam ideias e as transformem em empreendimentos com potencial de sucesso.
As inscrições para o Let’s GO são gratuitas e podem ser realizadas no site www.lets.go.gov.br.