O grito de independência e pluralismo da advocacia goiana
Redação DM
Publicado em 2 de dezembro de 2015 às 21:52 | Atualizado há 11 anosDias de lutas, dias de glória. Assim inicio o artigo de hoje com um gostinho especial de vitória. Acreditar e lutar são armas poderosas, agora sim, todo o poder emana do povo.
Refiro-me a vitória de toda a advocacia goiana, não somente de um grupo, a vitória dos advogados militantes que diante tanta indignação, de tanto esculacho, exerceu o poder da democracia e de fato exerceu a tão sonhada e esperada mudança.
Foram vários debates, reuniões, conversas, visitas e muito diálogo. Nós percorremos e acreditamos que seria possível a mudança e os rumos da advocacia. A juventude se mobilizou a favor da advocacia compartilhada.
Nunca se viu as mulheres, sim as advogadas tão unidas por um único objetivo “Mudanças”, aqui destaco a participação de todas em especial, das amadas professoras Rosângela Magalhães, Bartira Macedo, Eliane Simonini e Nelinês Lagares. Todas dando um show de credibilidade, confiança e animação.
Durante anos, a advocacia goiana perdeu representatividade, credibilidade e respeito. Somente quem vive a prática da advocacia sabe o que estou relatando. São grandes as indignações dos advogados em geral, que a resposta foi esmagadora nas urnas.
Restou claro que o grupo que geriu a OAB para si, nas gestões que se sucederam ao longo de 30 anos na entidade, os diretores se postaram de costas para a advocacia, ignorando a relação institucional.
A OAB precisava ser republicana dentro de casa para ter condição de cobrar respeito dos outros poderes. Exemplo a magistratura tem tido êxito nas suas lutas corporativas.
Professor universitário há 13 anos, o advogado Lúcio Flávio foi escolhido o nosso presidente à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).
Com propostas inovadoras, defendeu as bandeiras de renovação, transparência e valorização da educação e a atuação da advocacia jovem através de oportunidades iguais a todos sem distinção.
A euforia de ter vencido as eleições, recai a grande responsabilidade de todos os envolvidos: a de transformar em trabalho o sentimento de todos os advogados e advogadas que acreditaram no projeto OAB que queremos.
O resultado maiúsculo das eleições potencializa essa responsabilidade do professor. A esperança, a mudança, os projetos devem ser cumpridos.
É hora de resgatarmos a ordem na Ordem. Com a única bandeira OAB/GO! Nós advogados precisamos dar as mãos para realizarmos essa construção e mostrarmos para toda a sociedade. Muito orgulho em fazer parte desse sonho.
Somos protagonistas na construção do mundo melhor que queremos, e de uma OAB que queremos. Finalizo o artigo com a frase do professor Lúcio Flávio: “Eu, você, e todos JUNTOS podemos e vamos fazer uma grande mudança acontecer! Avante! #oabquequeremos.”
(Lorena Ayres é advogada, articulista, comendadora e diretora da Aciag e AJE Aparecida de Goiânia)