Cotidiano

720 horas para o fim do ano

Redação DM

Publicado em 30 de novembro de 2015 às 21:24 | Atualizado há 5 meses

Dentro de um ano cabe um mundo de acontecimentos. Cabem casamentos, chuvas fortes, denúncias de corrupção, amores ainda verdes no pé e outros detalhes. Apesar de ser apenas uma forma de medir o tempo, algo que na verdade não pode ser medido, dividir a passagem na terra em anos, meses e dias serve muito para a memória. O ano de 2001 sempre será o ano em que a grande nação americana se sentiu ameaçada frente ao atentado terrorista ao World Trade Center. E 2014 sempre nos lembrará da grande goleada que eliminou a seleção brasileira da Copa do Mundo de Futebol aqui no Brasil. Hoje o calendário marca que restam apenas 30 dias para o final de 2015 e, até agora, guardamos diversos momentos históricos que devem influenciar na sociedade nos próximos anos.

Em 30 dias dá pra entrar em uma dieta e deixar o bumbum durinho. Também é possível começar um jejum de bebidas alcoólicas para render boas vibrações para o próximo ano. É uma boa data para começar a planejar as festas e viagens para o final do ano. Mas dentre todas às possibilidades, o que é mais comum se fazer nesses últimos dias é recordar. Em 2015 o Brasil sofreu com escândalos, entrou em uma grande crise financeira e também protagoniza um dos maiores acidentes ecológicos de todos os tempos. O mar de lama que inundou a cidade de Mariana, em Minas Gerais, é um daqueles acontecimentos que não se limpa da memória nem sobre a aplicação dos melhores solventes.

As denúncias de corrupção relativas aos contratos com a Petrobras, ou melhor, o escândalo chamado Operação Lava-Jato que mostrou ao povo brasileiro (e de outros países) que quase todo político por aqui tem o “rabo preso”. Fora do Brasil, atentados terroristas na França causam grande reboliço no cenário mundial. Uma guerra entre ocidente e oriente parece começar a se desenhar e a motivação para esta disputa está no fanatismo religioso. Os jornais internacionais falam cada vez mais do perigoso Estado Islâmico e como este tem feito diversas vítimas ao redor do mundo, porém muito pouco se sabe soube quem são estes e vários boatos afirmam que o poderio armamentício que o grupo tem é responsabilidade dos Estados Unidos e dos países que dizem ser atacados.

O lado bom

Esquecendo por alguns minutos os fatos deprimentes que aconteceram este ano, é bom celebrar o que teve de bom em 2015. Na música brasileira, no cinema e outras áreas culturais, grandes trabalhos foram para prateleiras e sites específicos. Selecionamos alguns destes para que o leitor aproveito os últimos dias deste ano sabendo o que foi produzido por aqui. Lembramos que trata-se apenas de um recorte e que outros e outros lançamentos também marcam o ano de 2015.

Na música nacional um dos grandes lançamentos foi o novo álbum da cantora Elza Soares. Chamado de A Mulher do Fim do Mundo o trabalho apresenta a faceta de Elza mais gritante, mais arranhada e rouca. Em tempos de machismo escancarado e pensamentos confusos na cabeça dos brasileiros, Elza representa a voz da mulher já cansada de gritar, mas que ao mesmo tempo leva a situação até o fim. Trata-se de um CD crítico e emocionante, que debate a situação vivida pela mulher na sociedade brasileira.

Outro lançamento de 2015 foi o esperado segundo CD da banda Boogarins, daqui de Goiânia. Após o sucesso do primeiro CD chamado As Plantas Que Curam, o grupo vinha produzido este novo álbum enquanto viajava por vários Estados do Brasil e também em outras regiões do mundo. Chamado de “Manual ou Guia de Dissolução de Sonhos”, o novo trabalho do quarteto demonstra que o primeiro CD tendia muito mais para o experimental ou amador, sendo que o Manual apresenta a real pegada que a banda tenta introduzir.

Saindo do universo da música brasileira, um lançamento mundial promete lotar as salas de cinema ainda este ano. O novo filme que da sequência a saga Star Wars deve ser lançado nos próximos dias e já tem teor de um clássico (assim como os outros da franquia). O filme chega aos cinemas no dia 17 de dezembro, mas a espera é grande desde o anúncio da gravação desta sequência. Muito pouco se sabe sobre a história que o filme deve contar, mas sabemos até então que dois personagens principais irão protagonizar uma disputa entre o lado negro e o lado branco da força. Portanto, ainda faltando 30 dias, ou melhor, 720 horas para juntar tudo isso e esperar, calmamente, o próximo ano.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias