Cotidiano

Polícia belga caça suspeitos de ligação com homem-bomba de Paris

Redação DM

Publicado em 19 de novembro de 2015 às 07:56 | Atualizado há 11 anos

BRUXELAS — A polícia belga realizou nesta quinta-feira em Bruxelas várias operações relacionadas a um dos homens-bomba nos ataques em Paris, informaram a polícia e uma fonte do governo. Uma das ações ocorreu em Molenbeek e outra no distrito vizinho de Jette, mas as autoridades não divulgaram quantas prisões foram feitas. A Bélgica, que está no centro das investigações sobre os atentados, vai investir mais 400 milhões de euros (U$ 426,5 milhões ou R$ 1,6 bilhão) para o combate à violência extremista, anunciou o primeiro-ministro Charles Michel.

— As operações têm um vínculo direto com Bilal Hadfi — disse um porta-voz da procuradoria.

A fonte do governo, no entanto, se recusou a dar mais detalhes ou comentar qualquer relação com Hadfi. O terrorista era um cidadão francês de 20 anos residente na Bélgica que acionou um cinturão de explosivos na sexta-feira à noite diante do Stade de France, durante o amistoso entre França e Alemanha que tinha a presença do presidente François Hollande.

Em discurso ao parlamento nesta quinta-feira, o premier belga disse que o país irá gastar 400 milhões de euros adicionais na luta contra o Estado Islâmico e outras ameças extremistas, ao anunciar mais recursos para combater os discursos de ódio, monitorar possíveis jihadistas e aumentar os serviços de inteligência. Michel disse também que a Bélgica irá introduzir uma série de medidas em resposta aos ataques em Paris, incluindo a prisão de militantes que retornam da Síria e o fechamento de locais de adoração não autorizados.

O premir rejeitou as críticas aos serviços de segurança do país, ao mesmo tempo que fez um apelo à unidade nacional:

— Não aceito as críticas que pretendem denegrir os trabalhos de nossos serviços de segurança — disse Charles Michel. (Na quarta-feira) em Saint-Denis um atentado foi impedido graças às informações fornecidas por equipes belgas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia