Dragão perde de novo e se aproxima do Z-4
Redação DM
Publicado em 11 de novembro de 2015 às 02:11 | Atualizado há 11 anosApático, sem ação, muito menos emoção. O Atlético conseguiu, definitivamente, se complicar na Série B do Brasileiro. Jogando no Estádio Castelão, o Dragão presa fácil para o Sampaio Corrêa. Válber e Douglas fizeram os gols do Bolívia Querida no início dos primeiro e segundo tempo, respectivamente. A luta rubro-negra está para não se aproximar das equipes que lutam para escapar do Z-4.
A tônica da atuação teve erros táticos e individuais. Márcio falhou no segundo gol e a defesa não teve bom papel no primeiro. Difícil achar apenas um culpado. De equipe que despontava para brigar pelo acesso, a time contestado e que luta para não descer ainda mais na tabela de classificação. O martírio do ano atleticano continua até os dias finais da temporada.
Agora é vida ou morte. O Atlético tem dois jogos em casa para definir a presença na Série B de 2016. Os duelos são contra equipes que também lutam na parte baixa da tabela. Primeiro, sábado (14), quando o rubro-negro recebe o Macaé no Estádio Serra Dourada. O jogo acontece às 21h. Em seguida, também em Goiânia, partida contra o Oeste-SP. O duelo não tem data definida. Já o Sampaio também tem partida direta, mas pelo acesso à Série A. A equipe de Léo Condé vai até Bragança Paulista para pegar o Bragantino. O jogo acontece sábado (14), às 17h30 no Estádio Nabi Abi Chedid.
O jogo
Com os primeiros 10 minutos parelhos, com leve vantagem para os maranhenses, o Atlético conseguia deixar o jogo embolado no meio campo e sem grandes chances. Logo após a impressão inicial, a defesa rubro-negra deu bobeira e o Sampaio chegou ao primeiro gol. Edgar fez boa jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro, a bola passou por três jogadores do Dragão, incluindo Márcio. Coube a Válber apenas empurrar para o fundo das redes. Bolívia Querida 1 a 0. Depois do gol, o Atlético até tentou se lançar para frente, mas se limitava às bolas aéreas de Assis.
Durante boa parte do primeiro tempo o jogo foi fraco. Com o gol, o Sampaio tentou controlar melhor a partida, tocando a bola no campo ofensivo, mas sem finalizar. O Atlético contava com boa atuação de Assis e Jorginho, mas também não agredia. Para se chegar ao gol, os chutes de fora da grande área se tornaram frequentes. Aos 29 minutos, Assis tabelou com Jorginho e encheu o pé, exigindo bela defesa de Rodrigo. Na resposta, Damião também tentou de longe, Márcio foi bem e mandou para escanteio.
A partir do 35 minutos só deu Sampaio Corrêa. O Atlético não conseguiu sair com a bola no pé em nenhuma oportunidade. Sorte goiana que os maranhenses não impuseram um forte ritmo dentro da área de ataque. O bom toque de bola não rendeu jogadas agudas para o Bolívia Querida, que deixou o campo com o 1 a 0 no placar. Gilberto Pereira teria que mudar o rubro-negro, pelo menos na postura.
2º tempo
Em um retrato quase perfeito do que foi o início do primeiro tempo, o Atlético começou dando pinta de que ia jogar para cima buscando o empate. A empolgação durou pouco, de novo. Aos 9 minutos, Henrique aproveitou o vacilo na saída de bola de Márcio e Bruno Moura. O meia maranhense roubou a bola e rolou para Douglas, que só empurrou para o gol. Bolívia Querida 2 a 0. Atônito, o rubro-negro não sabia o que fazer. Até mesmo Gilberto Pereira, que sempre tenta ajudar os jogadores à beira do campo, não conseguiu ter mais reações.
As alterações até vieram após os 20 minutos. Porém, nada que mudasse o apático jogo atleticano. Arthur tentava brigar no ataque, mostrando muita raça e divididas e chutes. Pelo lado do tricolor, Condé optou por girar o elenco e colocar jogadores com maior velocidade, buscando aproveitar os espaços deixados pelo Atlético em busca do empate. O ritmo lento do jogo se acentuou e o fim da partida marcou 2 a 0 para o Sampaio Corrêa.
Acesso
O Botafogo venceu o Luverdense, em Lucas do Rio Verde-MT, por 1 a 0, e garantiu matematicamente o seu acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Ronaldo marcou o gol do Fogão.