Curso para pintora de obras
Redação
Publicado em 11 de novembro de 2015 às 00:05 | Atualizado há 9 anosNo início desta semana, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) iniciou o curso gratuito de Pintora de Obras. Oferecida exclusivamente para mulheres, a atividade tem duração de 20 dias e carga horária de 80h. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizado na Rua Professor Lázaro Costa, nº 1348, Vila Canaã. Ao concluir o curso, no início de dezembro, além do certificado, as mulheres que se destacarem também serão encaminhadas ao mercado de trabalho.
De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, Teresa Sousa, a capacitação para o mercado de trabalho contempla uma das ações mais importantes desenvolvidas pela SMPM. “Possibilitar a inserção no mercado de trabalho e dar mecanismos para que essas mulheres consigam sua independência financeira é uma das políticas públicas mais importantes desta secretaria, porque é através da formação dessas mulheres que conseguiremos viver em um mundo mais justo, com direitos iguais”, garante.
Para a secretária, o fato do curso ser realizado na área da construção civil, em que a classe masculina é predominante, é positivo para a quebra de paradigmas. “Aos poucos, essa realidade está mudando, uma vez que muitas empresas optam por contratar mulheres para trabalhar no ramo, devido ao perfeccionismo dos detalhes de uma obra”, destaca.
Com bastante entusiasmo e ansiedade, Ísis Meireles Marques, que trabalha na área da saúde, revela que gosta muito de aprender, ama a construção civil e espera trabalhar no ramo. “Quando eu me deparei com um curso voltado para as mulheres, gostei muito, pois o nível será igualitário, não terá disputa entre mulheres e homens durante o curso. Assim que terminar, pretendo trabalhar na área e complementar minha renda”, diz.
O Coordenador Técnico de Cursos – Construção Civil, Cleiton Medeiros Alves, reitera que o curso disponibilizado pela SMPM e realizado no SENAI é uma forma de proporcionar cada vez mais às mulheres o acesso ao mercado de trabalho da construção civil: “Essa é uma porta de entrada que realmente deve ser realizada entre empresas que têm o mesmo interesse”.
Cleiton também destaca que a recepção ao mercado de trabalho da indústria goiana para mulheres está aceitável. “Na área de cerâmica como rejuntamento já ficou comprovado que o serviço das mulheres é muito melhor do que o dos homens”, revela.
Para as interessadas no curso de Pintora de Obras, ainda há vagas para a turma do período vespertino e novas turmas serão formadas no próximo ano. Para fazer a inscrição, a interessada deve entrar em contato com a SMPM pelos telefones (62) 3524-2933 e 3524-2934 ou acessar o site da secretaria no portal da prefeitura (www.goiania.go.gov.br).
A matrícula deve ser realizada pessoalmente na SMPM (Rua 16 A, nº 350, Setor Aeroporto), sendo necessário levar a cópia dos documentos: RG, CPF e comprovante de endereço. O curso é resultado da execução do projeto Mulheres Construindo Um Futuro Melhor, elaborado pela SMPM e aprovado pelo Governo Federal.