Bumlai deve depor na próxima terça-feira na CPI do BNDES
Redação DM
Publicado em 18 de novembro de 2015 às 02:06 | Atualizado há 11 anosBRASÍLIA – O empresário José Carlos Bumlai deve depor na próxima terça-feira na CPI do BNDES. Requerimento convocando-o foi aprovado na semana passada, depois de uma bobeada de parlamentares ligados ao governo, que, na tentativa de esvaziarem a sessão, estavam ausentes quando o presidente da comissão, Marcos Rotta (PMDB-AM), acatando uma questão de ordem do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), colocou em votação o requerimento que convocava Bumlai.
Em sua delação premiada, Fernando Soares, o Baiano, afirmou que Bumlai o procurou pedindo R$ 2 milhões. O dinheiro, segundo o delator, seria utilizado para pagamento de um imóvel de uma Nora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista nega.
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) recorreu da votação na comissão, mas o presidente da CPI manteve sua decisão. Zarattini, então, informou que recorreria ao plenário, como prevê o regimento da Câmara. Ele argumenta que, para que o requerimento fosse colocado em votação, seria necessário o apoio de 1/3 dos deputados o que, de acordo com ele, não teria ocorrido.
Mas Rotta contraditou o petista, afirmando que apenas retomou a votação de um item que não havia sido deliberado na sessão anterior da comissão porque foi obrigado a encerrá-la, uma vez que teve início a ordem do dia no plenário da Câmara. De acordo com o regimento interno, nenhuma comissão pode deliberar nada quando a ordem do dia tem início.