Operação da PF desarticula cartel de combustível em Brasília
Redação DM
Publicado em 24 de novembro de 2015 às 07:20 | Atualizado há 10 anosBRASÍLIA — A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira operação para prender quadrilha responsável por um cartel no setor de distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno da capital federal. Cerca de 200 policiais estão nas ruas cumprindo 44 mandados de busca e apreensão, 25 conduções coercitivas e 7 prisões temporárias. De acordo com as investigações, as principais redes de postos de combustível da região combinavam preços entre si, determinando os valores que serão praticados ao consumidor final. As redes menores eram comunicadas pelos coordenadores regionais do cartel. O prejuízo estimado para os consumidores do DF pode chegar a cerca de R$ 1 bilhão por ano.
Segundo a PF, o Sindicombustíveis/DF, sindicato que os postos de combustível, exercia importantes papéis na manutenção do cartel, ao servir como porta-voz da organização criminosa e ao perseguir os proprietários dos postos dissidentes.As duas maiores distribuidoras de combustível do país sabiam do cartel e estimulavam a fixação artificial de preços dos combustíveis no Distrito Federal e no entorno, por meio de seus executivos.
Uma das principais estratégias das redes de postos cartelizados era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para consumidor, mantendo valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra. Com isso, o cartel forçava os consumidores a adquirir apenas gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado. Foi também a elevação excessiva do preço do etanol que permitiu aos postos do Distrito Federal cobrar um dos maiores preços de gasolina do país, apesar da capital federal contar com uma logística favorável para o transporte do combustível.
Além de endereços no DF, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas sedes das duas maiores distribuidoras do país, localizadas no Rio de Janeiro.