Leopoldo López narra em blog as vivências no cárcere
Redação DM
Publicado em 24 de novembro de 2015 às 02:50 | Atualizado há 11 anosCARACAS — O líder opositor venezuelano Leopoldo López, preso desde o ano passado e condenado a quase 14 anos de reclusão há dois meses, começou no domingo a relatar as suas experiências cotidianas em um blog. Logo na introdução da página, chamada “Diário de Leopoldo López”, o líder conta que os escritos “resistiram a arame farpado e a injustiça vermelha”.
“São notas escritas na adversidade por Leopoldo López que foram algumas vezes confiscadas pela ditadura de Nicolas Maduro e Diosdado Cabello”, diz a descrição do blog, ressaltando que os trechos foram reunidos com esforço e dedicação de muitas pessoas.
Segundo a página, o líder opositor escreveu os trechos em suas audiências judiciais e na cela, durante os poucos momentos em que estava com lápis e papel. Também relata que foi complicado fazer com que esses trechos chegassem a parentes e amigos.
“Hoje, ele já não tem nem o direito de escrever e receber cartas. No entanto, muitos desses escritos têm resistido o arame farpado e da injustiça vermelho e hoje são apresentadas a vocês por desejo de seu autor.”
Até agora, só há uma publicação, intitulada de “O dia em que cheguei a Ramo Verde”, em referência à prisão fora de Caracas onde ele está. No texto, ele conta como foi se entregar à Justiça, seis dias depois de liderar uma manifestação contra o governo. Mais de 40 pessoas morreram no protesto, pelo qual o governo o acusou.
“Maduro anunciou o envio das forças públicas na buscas pelo ‘terrorista’ López”, escreve ele, ressaltando que foi se entregar no porta-malas de um carro.