O Petrolão e a Lava Jato
Diário da Manhã
Publicado em 23 de novembro de 2015 às 22:21 | Atualizado há 4 mesesCom tantas denúncias vindas de diferentes delatores e até de um funcionário de carreira da Petrobras – que falou como depoente voluntário disposto a ajudar nas investigações do Petrolão – todas levando a crer que tanto a decisão de explorar petróleo em Angola como a compra da sucateada Refinaria de Pasadena tinham como objetivo dar um prejuízo intencional para montar um propinoduto para a reeleição de Lula em 2006 …será que mesmo assim a simples palavra de Lula e Dilma de que nada sabiam da existência desse esquema e de que nunca se beneficiaram do dinheiro desviado dos cofres da estatal …seja considerado pelos juízes como expressão de verdade? Palavra não é mais confiável como um fio de bigode, muito menos a de Lula que não mantém o que diz nem por poucas semanas. Tampouco a de Dilma, que tenta se safar da responsabilidade jogando a culpa em Cerveró e seu documento falho.
Nós, brasileiros, esperamos que a Lava Jato chegue mesmo à cadeia de comando… pois estamos cansados de ver Lula dando entrevista na mídia falando seu besteirol que já não convence ninguém, e Dilma nos sugerindo estocar vento e saudar a mandioca.
(Mara Montezuma Assaf, via e-mail)
São Paulo não pode parar
Em meio a grave recessão econômica, e total desgoverno da Dilma, o governador de São Paulo, pelo menos dá uma ótima notícia. Alckmin quer injetar no estado investimentos na ordem de R$ 13,4 bilhões, privatizando, ou concedendo 14 rodovias, cinco aeroportos e duas linhas de metrô. Esta sensata, e oportuna medida do governador pode já em 2016, propiciar a criação de 280 mil empregos! Minorando assim a aflição da família brasileira que convive com um alto índice de desemprego como o anunciado para o mês de outubro último de 7,9%. Acorda Brasil…
(Paulo Panossian, via e-mail)
Votos impressos
Discordo completamente dos argumentos elencados pelo ministro Toffoli quando afirma, em relação à aprovação dos votos impressos, que “daremos um passo atrás na cultura política brasileira”… e que o voto impresso é “absolutamente desnecessário” e ainda lembrou que, no passado, havia fraude nas contagens manuais. Até as pedras do caminho sabem das possibilidades de que as urnas eletrônicas possam ser fraudadas pelos hackers habilidosos que podem agir a favor de algum candidato, até mesmo nos últimos minutos da contagem. A impressão dos votos é uma reivindicação dos cidadãos que no momento se sentem inseguros diante de tantas falcatruas de seus dirigentes. Infelizmente a concepção da urna eletrônica não acabou com a “intervenção humana”.
(Leila E. Leitão, via e-mail)
Impressão do voto pela urna eletrênica, agora é lei
O Congresso Nacional derrubou o veto da presidente Dilma Rousseff sobre a impressão do voto pela urna eletrônica. O TSE Tribunal Superior Eleitoral era contra a impressão porque isso geraria custos de R$1,8 bilhão. Quanta rapidez no cálculo quando se quer impedir que uma lei seja criada e quanta demora em cortar custos tem esse mesmo tribunal. Toffoli, reprovou a derrubada do veto, dizendo que isso era um passo atras e que a lei não valerá para as eleições municipais. Toffoli quer garantir que o PT ganhe as próximas eleições, essa é sua tarefa como advogado que defendeu o PT e hoje ganhou um premio pelos bons serviços prestados. Em 2018, segundo o projeto, o comprovante será impresso e depositado em local lacrado após a confirmação pelo eleitor de que a impressão estava correta. E aqueles que não sabem ler e votam? Como vão conferir? Essa medida fez-me lembrar a piada que corre na internet, certa vez, os japoneses criaram uma maquina para pegar ladrão. Em 4 horas a máquina pegou quatro ladrões; nos Estados Unidos em 3 horas pegaram três ladrões; na Coreia em 2 horas pegaram dois ladrões, no Brasil, em 2 minutos roubaram a máquina. É piada, mas cai como uma luva nesse País de tantos corruptos.
(Izabel Avallone, via e-mail)