Um adeus no mundo grunge
Redação DM
Publicado em 4 de dezembro de 2015 às 19:38 | Atualizado há 1 ano
por Ludimila Mendonça
Scott era ex-vocalista da banda Stone Temple Pilots (também referida como) e do Velvet Revolver. Atualmente era o vocal da banda The Wildabouts com a qual estava em turnê pelos Estados Unidos. Ele tinha 48 anos de idade.
A banda estava em viagem pelo estado de Minessota a caminho de um show na cidade de Bloomigton. Scott foi encontrado morto dentro do ônibus nesta quinta. A morte foi confirmada pelo empresário da banda Tom Vitorino.
Na página oficial do cantor no facebook a seguinte mensagem foi postada por sua produção “Scott Weiland, mais conhecido como vocalista do Stone Temple Pilots e do Velvet Revolver, morreu enquanto dormia no ônibus durante turnê em Bloomington, no estado de Minnesota, com sua banda The Wildabouts. Neste momento, pedimos que a privacidade de família de Scott seja preservada”.
Sua turbulenta história de abuso de álcool e drogas podem estar ligados a causa da sua morte. Porém nenhuma fonte oficial declarou o que levou o cantor a óbito. Várias vezes Scott foi preso por porte de drogas e teve internações forçadas em clínicas de reabilitação. Um site americano relatou que amigos próximos do cantor estavam preocupados com seu recente envolvimento com crack.

Scott e o STP
O cantor se mantem em atividade no mundo da música desde 1985, quando formou sua primeira banda Might Joe Young. Era uma dessas bandas de bar, tocavam em muitos lugares no sul da California. Com seu som ganhando reconhecimento acabaram mudando o nome para Stone Temple Pilot, ou STP.
Contrato com gravadora assinado, o sucesso chegando com força, tudo ia bem para os garotos do . Em 92 gravaram o primeiro disco, sucesso absoluto, o grunge era a cabeça das paradas de sucesso. Tudo começou a complicar com o desande de Scott, depois do segundo disco, Purple, o abuso das drogas começa a cobrar seu preço.
A banda é obrigada a cancelar uma turnê que já estava na estrada. Nessa ocasião acontece sua primeira internação para desentoxicação e reabilitação. Quando ele sai voltam os projetos e o grupo lança um novo álbum
Tiny Music… Songs From The Vatican Gift Shop.
Mas a heroína já tinha embaralhado os caminhos da banda e Scott não conseguia se livrar da droga. E novamente uma turnê é cancelada, nova pausa no caminho do STP. Com as relações já desgastadas entre os integrantes, Scott decide alçar vôo solo.
Intervalo pra carreira solo
O primeiro disco que Scott lançou sem sua banda foi 12 Bar Blues. O som que ele fazia em carreira solo era bem diferente do grunge de sua banda. O nome do disco vem de uma progressão de acordes, o blues de doze compassos. Tudo bem que não foi um sucesso de vendas mas até conseguiu algum respeito da crítica. Seu trabalho foi considerado “honesto”, pois era despreocupado com a tendência comercial do mundo pop, era um retrato da confusão de Weiland.
Tudo isso rolou em 98, sua tentativa de desenvolver uma identidade musical individualmente e seu relativo fracasso. E adivinha? Turnê do seu disco de estréia cancelada. Dessa vez porque foi preso por porte de drogas.
Vamos tentar mais uma vez?
A galera do Stone Temple Pilots era bastante insistente, decidiram mais uma vez se reunir e gravar seu qurto álbum o No. 4 . Disco prontinho pra ser lançado. Prisão, sentença, lá se vai mais um ano perdido. No começo de 2000 ele é liberado e e volta todo mundo a trabalhar junto. 2001,disco novo, som novo, público aplaude, crítica aplaude, cabeça das paradas novamente.
Muito problema, muito desgaste e esse foi o mais um fim provisório do STP. Parte da galera do velho Guns decide fazer um novo projeto, Scott é escolhido para o vocal da banda de nome Velvet Revolver. Dois trabalhos surgem dessa parceria, Contraband Libertad, uma aparente suavizada na vida de drogas.Ele abandona o Velvet e volta novamente pros braços do STP. Eles ficam juntos de 2008 a 2013, quando o grupo resolve dispensar Weiland, não quiseram comentar o motivo da demissão na época. Dessa vez tudo foi mais feio, Scott processou os ex-companheiros. Ele ainda lançou um disco esse ano com a banda Art of Anarchy.
Nesta quinta a morte de Scott marcou sua última turnê interrompida.
