Cotidiano

Obra atrapalhada

Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2015 às 21:50 | Atualizado há 4 meses

Ontem (03) mais um acontecimento desastroso marcou a obra do Parque da Vizinhança 2, parte do projeto Macambira Anicuns, no setor Faiçalville, região sudoeste da cidade. Uma retroescavadeira giratória, que seria utilizada para fazer uma perícia no local, despencou de cima do caminhão no momento em que estava sendo conduzida ao chão.

O acidente aconteceu por volta do meio dia e, ao cair, a retroescavadeira derrubou parte da cerca do parque, além de ter ficado danificada. Esse é o terceiro acidente que acontece no parque, desde que foi inaugurado, pouco antes do aniversário de Goiânia, no dia 22 de outubro. No primeiro houve a morte de um jovem, no segundo a queda de uma estrutura de concreto.

De acordo com a assessoria do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), a retroescavadeira seria utilizada para apoiar a laje que despencou, no último dia 23, para a retirada de uma amostra. A amostra seria enviada a um laboratório para análise. O procedimento buscaria entender o motivo da queda da estrutura.

A queda da máquina não deixou nenhum ferido, e, como o local ainda está passando por perícia, a assessoria declarou não ser possível estimar o prejuízo. “A obra tem seguro e a empresa acionou a seguradora”, explicou a assessoria de imprensa da Puama.

A retroescavadeira foi retirada do local com a ajuda de um guindaste por volta das 16h da tarde de ontem. Até o fechamento da edição, a redação não conseguiu contato com o consórcio responsável pela obra, para saber o motivo da queda da máquina.  .

Acidentes

A estrutura de concreto, que cobria a administração e os banheiros do parque, despencou no último dia 23, em decorrência de uma forte chuva na capital. As colunas que sustentavam a estrutura de concreto ficaram bastante retorcidas. Havia um vigia no parque  no momento do acidente, mas ele não se feriu. Na época, o parque já estava interditado há cinco dias, devido a morte de um jovem.

No dia 18 de novembro, o estudante Wedson da Silva Ferreira, de 19 anos, morreu eletrocutado no Parque da Vizinhança. O jovem, após jogar uma partida de futebol, foi até próximo a quadra de skate e recebeu uma forte descarga elétrica ao encostar em um poste de iluminação, feito de metal. Ele chegou a ser socorrido pelo corpo de bombeiros, que tentou reanimá-lo por 30 minutos, mas ele não resistiu e faleceu no local.

Na época, moradores afirmaram que já haviam informado à administração que os postes do parque estavam  dando choques, mas como o problema não aparentava ser grave, ainda não havia sido resolvido.

No dia seguinte à morte do jovem o parque foi interditado. Atualmente, fitas de isolamento cercam os locais dos dois acidentes e o parque continua fechado à população.

Moradores da região questionam a qualidade da obra, visto que, além dos três acidentes no Parque da Vizinhança, uma parte da pista de caminhada do Parque Macambira foi levada pela chuva, no início de novembro.

Entrega do parque

A assessoria de imprensa do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) informou que toda  sistema elétrico do parque foi desligado após o acidente que vitimou Wedson da Silva Ferreira e que estão sendo feitos estudos para verificar a causa do acidente. “Foi feita uma perícia independente, mas a causa ainda não foi identificada e o laudo não foi concluído”, declara a assessoria.

Questionada sobre a data de reabertura do parque a assessoria informou que uma nova data somente poderá ser estimada após a identificação dos problemas, suas respectivas correções e vistoria no local. “Somente após a garantia de segurança total dos usuários é que o parque será liberado novamente para a comunidade”, afirma a assessoria, e concluiu: “Não podemos estimar datas, pois é preciso aguardar resultados das perícias para então proceder com as correções”.

Parque foi cenário de outros acidentes, como a morte de um jovem e a queda do telhado, visível ao fundo

Estrutura caiu no último dia 23, em decorrência de uma forte chuva

Guindaste retirou a máquina do local por volta das 16h

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias