Opinião

O Caso Valentina do MasterChef Junior e a nova República Juliana do Brasil

Diário da Manhã

Publicado em 23 de outubro de 2015 às 22:45 | Atualizado há 10 anos

A internet é, atualmente, responsável por moldar uma geração de inconsequentes. Temos vivido uma época em que se almeja ganhar likes, compartilhamentos e seguidores a qualquer custo. Nem que, para isso, pessoas morram, o ódio, violência ou outros crimes sejam incitados e incentivados. O ambiente virtual se tornou terra de ninguém.

Caso prático do que estou dizendo é o episódio ocorrido nesta semana com a Valentina, participante do MasterChef Júnior. Valentina é uma criança de12 anos que, por conta de sua beleza (ela é uma criança de 12 anos!), tem gerado vários comentários nas redes sociais – a maioria deles, repugnantes. “Se tiver consenso é pedofilia?”, “Viu o Penta do São Paulo, já aguenta”, “A culpa da pedofilia é dessa mulecada (sic) gostosa” e “safada” foram apenas alguns dos comentários responsáveis por transformar a Valentina em Trending Topics (uma lista em tempo real dos assuntos mais comentados) no Twitter  por um dia…

Eu poderia, bem verdade, passar horas a fio falando sobre pedofilia e estupro: as coisas mais repugnantes para mim e que nem meus maiores sentimentos cristãos conseguem perdoar (sou a favor da pena de morte nesses casos), mas isso é assunto pra outro texto.

Mas o que me causa repulsa, além, claro, do próprio assunto abordado, é a leveza e naturalidade com que se falou sobre isso. É como se na internet o usuário (ou internauta, chame do que você quiser) fosse inimputável.

Nossa sociedade tem evoluído (se é que isso é evolução) numa velocidade muito rápida, inclusive pela facilidade de acesso aos meios de comunicação, diferentemente do que acontece com o avanço das nossas leis. O que acontece, então, é que temos uma sociedade que corre, enquanto a legislação que a organiza caminha. A exemplo disso, temos um Marco Civil da Internet que demorou mais de 5 anos para ser votado e que não diz absolutamente nada.

Sinto que nosso País tem uma nova República Juliana: um outro estado, independente, que não se submete às leis que aqui vigoram. Na internet se pode tudo, inclusive falar de pedofilia como se isso fosse engraçado!

Essa semana aconteceria o episódio em que Marty McFly e o Dr. Emmett Brown viajariam do passado para o futuro, a bordo do DeLorean. Acredito que, se no filme “De volta para o futuro 2” os personagens soubessem do fracasso que nos tornamos, eles teriam escolhido outra data.

 

(Rafael Brasil, acadêmico de Direito pela PUC-GO – Facebook: https://www.facebook.com/rafaelbrasill)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias