Brasil

Goiás na vanguarda da gestão das águas

Redação DM

Publicado em 16 de outubro de 2015 às 23:23 | Atualizado há 11 anos

Goiás acaba de sediar o Encontro Nacional dos Comitês de Bacia – Encob que é realizado anualmente, e nesta XVII edição realizou-se em Caldas Novas, pela primeira vez no Estado de Goiás após vitoriosa candidatura sobre outros Estados como Pernambuco, Bahia e Amazonas.

O Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Encob é o maior evento de águas do Brasil, de renome nacional e com projeção internacional onde os comitês de todo o País trazem suas experiências, dificuldades e seus desafios para o futuro em prol da melhoria da gestão das águas.

O Encob realizou-se com o propósito de gerar integração e troca de experiências entre os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), os Órgãos Gestores (Secima em Goiás) e o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH).

Neste encontro foi possível:

– Identificar oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada;

– Discutir os cenários atuais e futuros dos recursos hídricos no Brasil visando estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface com o desenvolvimento econômico;

– Destacar a importância da comunicação, mobilização e sensibilização nos processos de gestão das águas no Brasil, em especial pelos Comitês de Bacia;

– Estabelecer elos entre a boa gestão dos recursos hídricos na sua recuperação e preservação a saúde das populações;

– Debater integração das políticas federal e estaduais com os Municípios, apontando as ações necessárias para a implementação de programas e serviços que tragam a recuperação e conservação das águas.

A atual crise hídrica em alguns estados brasileiros tem causado as reduções das vazões e, consequentemente, problemas de abastecimento dos usos, impondo assim um grande desafio à gestão das águas.

Em Goiás, não vivemos este clima de escassez e temos a proatividade como lema de gestão deste bem tão essencial a todos nós, de modo que apresentamos diversos avanços a todo o pais, como o Plano Estadual de Recursos Hídricos, a Certificação do sistema de Outorga de Água com a ISO 9001 de qualidade, o Programa Produtor de Águas do Ribeirão João Leite, fortalecimento dos comitês de bacias, recuperação de nascentes, dentre outras diversas ações.

O evento aconteceu no auge do período de seca, possibilitando a discussão e o surgimento de ideias que contribuam para amenizar a grave crise hídrica que tem assolado alguns estados brasileiros, causando prejuízos econômicos ambientais e sociais.

Evidenciando a relevância do tema para o Estado de Goiás, compareceram o governador Marconi Perillo, o secretário da Secima, Vilmar Rocha, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, e representantes dos poderes públicos federal, estaduais, distrital e municipais, sociedade civil e setores usuários dos recursos hídricos de todo o país que compõe e partilham do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, totalizando um público de mais de 1.650 pessoas.

Com a união das forças de todos os segmentos, foram realizadas diversas discussões participativas e compartilhadas, sendo debatidos caminhos, traçadas estratégias a curto, médio e longo prazos visando garantir a qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas de todo o Brasil.

 

(Bento de Godoy Neto, superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos – Secima, presidente do CBH Paranaíba e coordenador executivo do Fórum Nacional dos Órgãos Gestores de Águas-Fnoga)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia