Cotidiano

Comentarista da Fox News se passava por ex-agente da CIA

Diário da Manhã

Publicado em 16 de outubro de 2015 às 00:10 | Atualizado há 10 anos

WASHINGTON — Comentarista convidado para falar sobre terrorismo na Fox News desde 2002, Wayne Simmons, foi preso depois que a Procuradoria da Virgínia o indiciou por ter mentido sobre seu suposto histórico profissional na CIA. Aos 62 anos, ele alegava ter trabalhado para a Agência Central de Inteligência de 1973 a 2000, como “Funcionário de Operações Especiais Paramilitares Externo”.

Simmons teria tentado usar o título para conseguir autorizações da segurança do governo e trabalhar como especialista em defesa. À certa altura, ele chegou a ser reconhecido como conselheiro de inteligência para altos escalões militares. No processo, Simmons é acusado de ter feito falsas declarações em formulários da segurança nacional, justificando suas detenções prévias como parte de seu trabalho na CIA. Alegam também que Simmons teria aplicado um golpe de US$ 125 mil em um investimento imobiliário.

A porta-voz da Fox News, Carly Shanahan, disse que Simmons sempre foi um convidado da emissora e que não recebia pagamentos.

Em seu perfil na Amazon.com, ele afirma ter trabalhado em operações antinarcóticos e que, em 2004, fez parte de um programa do Pentágono para analistas de inteligência militar. A página diz também que ele é co-autor do suspense “The Natanz Directive”; que contribui na publicação conservadora “Human Events” e que teria participado de um fórum do Comitê de Cidadãos de Benghazi em 2013 sobre a morte de quatro americanos na Líbia.

Em declaração, a CIA disse que está trabalhando junto ao Departamento de Justiça sobre o assunto.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias