E chove quando?
Redação DM
Publicado em 14 de outubro de 2015 às 01:08 | Atualizado há 6 mesespor Walacy Neto
As vezes a gente se pega pensando como resultados simples chegam até a gente. Por exemplo, quando a gente vê na televisão que mais de um milhão está nas ruas, manifestando. Como será que contam um por um daquelas cabecinhas? “Amanhã vai chover” é outro exemplo. Como será que alguém entende se amanhã vai ou não cair gostas do céu? Minha vó usava a receita do joelho que doía e anunciava a chuva. Minha mãe diz que cigarra cantando no mato quer dizer o mesmo presságio. É melhor procurar estas respostas.
A temperatura no Estado de Goiás nos últimos dias não tem deixado ninguém feliz na rotina frenética do dia-a-dia. Olhando agora para o site ClimaTempo vejo que o calor não vai deixar ninguém em paz por mais um tempo. Agora está marcando 36° a temperatura média e até o dia 23 de outubro esta deve se manter elevada. Porém, vejo que existem vários fatores na mensuração da temperatura. Por exemplo, a umidade do ar é um dos agravantes para o clima no nosso Estado ser tão insuportável nestes últimos mêses. Entender se vai ou não chover é algo muito mais complicado e portanto muito menos entendível para a maioria das pessoas. Hoje é o Dia do Metereologista e o melhor é deixar um pouco mais claro a importância desta profissão.
Basicamente, a metereologia é o estudo da atmosfera. A atmosfera é a camada de gases que, atraídos pela gravidade, envolvem a terra. Sendo o objeto de estudo muito vasto, a forma para desvendar os detalhes destes é extremamente complexo e dividido em diversas áreas de interesse. A previsão do tempo e a climatologia, por exemplo, são uma pequena fatia do que a metereologia aborda. São a Meteorologia Física (fenômenos da física e a química), a Meteorologia Sinótica (relacionada com a previsão do tempo), a Meteorologia Dinâmica (relacionada aos movimentos atmosféricos e baseada nas Leis da Mecânica dos Fluidos e da Termodinâmica Clássica) e a Climatologia. Vamos nos ater a dois destes: a previsão do clima (Metereologia Sinótica) e a climatologia, mas o trabalho de um metereologista vai muito além.
Climatologia
Para explicar o que significa e o que estuda a climatologia é necessário separar o que é “tempo” do que é “clima”. Tempo se refere a temperatura em um período curto, ou seja, se vai fazer sol, chuva ou estará nublado na semana, mês ou dia. Já o clima se refere a temperatura constante de determinada região, por exemplo, o clima no Estado de Goiás é tropical (apesar de beirar os climas do deserto nos últimos dias). A definição de um clima ara uma região é feita em 30 ou 35 anos. Dessa forma, através do estudo do clima da região é possível saber se nesse período é de costume estar frio, quente ou chuvoso.
Previsão do Tempo
A previsão do tempo é uma atividade complexa que envolve diversos estudos e equipamentos variados. Basicamente, são analisadas a temperatura, a pressão atmosférica e a umidade do ar e suas relações e variações com o passar do tempo. Entre os equipamentos mais utilizados pelos metereologistas estão os anemômetros (para medir o vento), barômetros (pare medir a pressão atmosférica), evaporímetros (para medir o grau de evaporação de água), heliógrafos (para medir a duração do brilho solar), higrômetros (para medir a umidade), piranômetro (para medir a radiação do sol) e termômetros (para medir a temperatura mínima e máxima.
Atualmente, a metereologia é um estudo moderno e utiliza de processos complexos para sua realização. Esse fato se deve da ancestralidade da prática, adivinda de povos antigos de 350 a.C. Considerado o pai da metereologia, Aristóteles escreveu neste ano o livro “Metereológica”. De lá pra cá os estudos da atmosfera foram se aprofundando e atualmente o homem sabe bastante da mesma.
Vai chover?
Mas existe uma dúvida que queima a cabeça da gente mais do que o sol forte do meio dia: quando chove por aqui? Fazendo uma rápida pesquisa nos sites de notícia percebo que no ano passado, no dia 18 deste mês, os termomêtros marcavam a maior temperatura na capital nos últimos 7 anos (39,4°). No site da AccuWeather, aparece que o Estado deve passar um período de calor até o dia 28 deste mês, quando deve iniciar as chuvas. Atenciosamente os goianos cravam os olhos nos termômetros e acredito que mais do que nunca a profissão de metereologista foi tão importante.