Adeus, Apple Watch. Empresa registra patente de anel inteligente
Diário da Manhã
Publicado em 1 de outubro de 2015 às 02:45 | Atualizado há 10 anosNOVA YORK – A Apple pode estar desenvolvendo um novo dispositivo vestível ainda menor do que Apple Watch: um anel. Isto é, se uma patente recentemente apresentada ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA evoluir para um produto real.
O anel estaria conectado a um dispositivo maior e incluiria um microfone para comando de voz, tal como um iPhone, de acordo com o pedido de patente. O acessório, com um display touch, seria usado no dedo indicador e controlado com o polegar, e carregado por fonte de energia externa. A ativação do anel aconteceria ao apontar o indicador.
Ainda de acordo com pedido, o produto teria um sensor para detectar o movimento da escrita do usuário, transmitindo a informação por rede sem fio para um outro dispositivo que receberá os caracteres escritos. Também haveria um sensor biométrico para captar informações do dono e responder a comandos gestuais.
Na sua justificativa, a Apple afirma que o “uso de superfícies sensíveis ao toque como dispositivos de entrada para computadores e outros dispositivos de computação eletrônicos tem aumentado significativamente nos últimos anos”. No entanto, o “uso dos touchpads e touch-screen existentes pode ser complicado, inconveniente, ou ineficiente para determinadas tarefas e aplicações”.
“As mãos de um usuário podem estar ocupadas com outra tarefa, por exemplo, ou podem estar cansadas depois de segurar o dispositivo em uma posição de visualização por longo período de tempo. A luz emitida por uma tela sensível ao toque pode ser inadequado em certos ambientes sociais ou até mesmo perigoso se indicar a posição de um usuário ameaçado. Além disso, a mudança entre os diferentes modos de entrada, como teclado e mouse, pode ser ineficiente. Existe, portanto, uma necessidade de uma forma ergonómica mais discreta, mais seguro, mais eficiente, mais ou para interagir com telas sensíveis ao toque”, justificou a empresa.
A Apple apresenta diversos pedidos de patentes e, frequentemente, recebe o selo mesmo que esses produtos propostos nunca cheguem, neste caso literalmente, às mãos dos consumidores. A Apple não respondeu aos pedidos do site CNBC para comentar os planos de vender um anel inteligente.