Nintendo 64 e a revolução dimensional dos jogos
Redação DM
Publicado em 30 de setembro de 2015 às 12:55 | Atualizado há 6 mesesO terceiro console de vídeos-game lançado pela empresa Nintendo chegou às lojas em 1996, há exatos 19 anos. Veio num momento de extrema expectativa, criada pelo sucesso do antecessor, Super Nintendo, que vendeu 50 milhões de cópias no mundo e foi um dos maiores popularizadores do hábito de jogar vídeo-game no início dos anos 90. O Super Nintendo colocou a empresa de jogos em um patamar jamais imaginado anteriormente, o que fez com que o desenvolvimento de sua próxima máquina fosse ansiosamente acompanhado pela mídia de todo o planeta. Foi o segundo mais vendido de sua geração, perdendo apenas para o Playstation.
O Nintendo 64 faz parte da 5ª geração dos vídeo-games. Essa geração é composta por aparelhos comercializados entre 1993 e 2002. Seus principais concorrentes no mercado foram o Playstation, da Sony, e o Sega Saturn. A novidade mais relevante dessa geração de máquinas é a transição de ambientes em duas dimensões para um sistema de gráficos em 3D. Jogos pioneiros lançados nessa geração, como Virtua Fighter, Tomb Raider, Tekken, Crash Bandicoot e Super Mario 64, tiveram seus ambientes 3D amplamente divulgados, e serviram de base para o desenvolvimento das gerações seguintes de jogos.
O lançamento do vídeo-game recebeu, em geral, críticas positivas de veículos especializados. A Revista Next Generation resenhou o console após sua prévia de lançamento, em Tóquio, no final de 1995. “O lançamento do Ultra 64 [nome provisório do aparelho], no último dia 26 de novembro, foi o evento de vídeo-games mais aguardado dos anos 90, e possivelmente de todos os tempos”. A revista Times, após o lançamento do console, trouxe uma visão bastante favorável do resultado. “É a experiência tridimensional mais realista já apresentada por um computador”.
Cartucho x CD
Foi o último vídeo-game doméstico a utilizar cartucho para armazenar os jogos. Na época, havia várias discussões sobre as vantagens e desvantagens do cartucho. Entre as vantagens estava a maior velocidade de acesso as informações devido a maior taxa de transferência do cartucho, que é na verdade um chip de encaixe. Os ‘loadings’ eram praticamente inexistentes no Nintendo 64. A durabilidade e segurança (dificuldade de se fazer cópias piratas) eram outras vantagens. As desvantagens estariam no maior custo de produção e menor capacidade de armazenamento, o que dificultava o uso de animações durante o andamento do jogo.
A alavanca analógica presente no controle do Nintendo 64 foi uma de suas maiores inovações, o que fez com que os concorrentes, Playstation e Sega Saturn, incluíssem o dispositivo posteriormente em seus controles. Esse recurso, iniciado pelo Nintendo 64 em grande escala, está presente até hoje nos vídeo-games mais modernos. Outro recurso imortalizado pela máquina foi o efeito Rumble Pack, que faz com que o controle vibre de acordo com acontecimentos mostrados na tela. O jogo Super Mario 64 também é citado como um dos mais importantes na evolução da jogabilidade e na construção gráfica de jogos de aventura futuramente lançados.
Além do já citado Super Mario 64, outros jogos se destacaram no culto à máquina da Nintendo. Entre eles está a quarta edição de Mortal Kombat, um dos primeiros jogos da produtora Midway a utilizar gráficos em 3D. Uma das novidades do jogo foi a possibilidade de utilizar armas e objetos durante as lutas. Apesar do sucesso do jogo, a versão Mortal Kombat Trilogy, que reunia personagens de todas as edições anteriores, também lançada para Playstation, foi o maior a responsável pela popularidade do jogo no fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000.
Outro jogo com grande êxito foi Doom 64, jogo de tiro em primeira pessoa que trabalha com a ideia de demônios e estética gore (sangue, partes do corpo e elementos considerados ‘nojentos’). O jogador avança por 32 fases, com o objetivo de derrotar criaturas estranhas e coletar armas e chaves para chegar à saída. Pokemon Snap também foi um jogo que chamou atenção do público pela originalidade, pois coloca o jogador em um trilho a percorrer ambientes enquanto tem que fotografar Pokémons em movimento.