Cotidiano

Campanha alerta para o diagnóstico do câncer em crianças

Redação DM

Publicado em 16 de setembro de 2015 às 19:46 | Atualizado há 2 anos

Da Agência Brasil

Monumentos de Brasília foram iluminados de dourado hoje (16), de modo a conscientizar a população sobre a importância de identificar o mais cedo possível o câncer entre crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional Setembro Dourado.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 70% das crianças e adolescentes até 18 anos com diagnóstico inicial de câncer conseguem se curar. Entretanto, quando a doença é diagnosticada tardiamente a taxa cai para menos da metade.

Conforme o Inca, aproximadamente 11 mil novos casos de câncer infanto-juvenil são registrados anualmente no país. Tumores na cabeça, leucemia e o linfoma são os tipos mais frequentes de câncer na infância. A quimioterapia e a radioterapia são tratamentos eficazes na cura desse segmento. Em casos mais graves, o mais aconselhado é a doação de órgãos e tecidos.

Editor Armando Cardoso

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia