Cultura

Grupo Sonhus Teatro Ritual faz Estréia de Novo Espetáculo e Temporada em São Paulo com apoio da Lei Goyazes

Redação DM

Publicado em 10 de setembro de 2015 às 17:26 | Atualizado há 10 anos

Os atores do Grupo Sonhus Teatro Ritual Nando Rocha, Pablo Angelino, Jô Oliveira e Lorrana Flores, farão uma viagem à serviço para uma turnê em São Paulo com o apoio da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura via SEDUCE. O projeto traz estreia nacional de “1936 – Lorca, a morte, o luar e o ovo da serpente.” Mais novo espetáculo do grupo inspirado na vida e obra do poeta espanhol Federico García Lorca. A trilha sonora (ao vivo), é do Grupo Compasso, uma das boas novidades reveladas este ano da música goiana. A equipe de atores do Grupo Sonhus Teatro Ritual segue para Sampa, representando a produção teatral goiana contemporânea nos palcos paulistas e além disso o projeto  sócio-cultural-educacional desenvolvido através do Espaço Sonhus por meio de convênio firmado com a SEDUCE e Conselho Escolar do Lyceu de Goiânia.

À convite da equipe de programadores teatrais da Secretaria de Cultura de São Paulo, aproveitará a ocasião para voltar a apresentar o espetáculos “QQISS?! – As Aventuras de Pendu e Cami do Outro Lado da Lua e do Arco-Íris” que obteve grande sucesso de público em abril de 2014 nos teatros municipais paulistas, Martins Pena e Afonso Mesquita, com casa cheia todas as noites e boa cobertura espontânea da imprensa.

Dessa vez também levarão o espetáculo inspirado na dança-teatro butoh japonesa, o ”Travessia – Kanü-Shi” e o espetáculo de rua “SeteMundos” que tem duração de 7 dias, ambos estreados esse ano.  O espetáculo solo “I Believe” com texto poético de Carlos Brandão fechará a programação goiana para o público paulista com chave de ouro.  Todos os espetáculos de palco serão apresentados aos finais de semana no Teatro João Caetano. E o espetáculo de rua, SeteMundos, em sete pontos diferentes da grande São Paulo começando pelo parque Ibirapuera.

O Grupo Sonhus Teatro Ritual tem sede no Lyceu de Goiânia, numa parceria entre o grupo, o Conselho Escolar do colégio e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. No Espaço Sonhus, os alunos e funcionários do Lyceu tem uma programação diária à sua disposição no projeto Sesta Cultural, logo após o almoço, de segunda à sexta das 12:30 às 13:20. Entre quinta e domingo, o local abre as portas para espetáculos abertos ao público no turno noturno. Grupos artísticos de teatro, dança e música ocupam as salas do Sonhus. Também são oferecidos diversos cursos, entre eles dança de salão, teatro, entre outros.

O Grupo Sonhus Teatro Ritualé uma companhia de teatro fundada por um grupo de amigos em 1996.O grupo é uma referência internacional em teatro, tendo se apresentado em oito países ao longo de seus 19 anos de carreira.Realiza em Goiânia importantes projetos como “Encontro de Atores Criadores”, a “Bienal do Teatro Físico” e o “Seminário Mercado das Artes” publica a revista especializada em teatro, mímica e dança “Encontro Teatro” e coordena o projeto “ponto de Cultura Vila das Artes” que hoje se tornou o “Espaço Sonhus” no Lyceu de Goiânia.

Serviços:

Espetáculo: QQISS

Data: 11/09, 12/09 e 13/09

Sinopse: Pendu precisa cuidar da plantação, essa é sua rotina de trabalho, ele é um espantalho. Certo dia ele conhece Cami, um espantalho andarilho que fugiu de sua roça para percorrer o mundo. Juntos enfrentam situações inusitadas.

Espetáculo: Travessia

Data: 18/09, 19/09 e 20/09

Sinopse: O espetáculo trabalha com o contemplar da travessia e o impreciso dos rastros por onde passamos. Kanü-Shi em japonês quer dizer canoa de papel. “Travessia” é um poema corporal. E no juntar dos significados, surge a obra “Travessia – Kanü-Shi”.

Espetáculo: 1936 – Lorca, a morte, o luar e o ovo da serpente

Data:24/09 e 25/09

Sinopse: No ano de 1936, na Espanha, um escritor e um assassino chegam à cidade de Fuente-Vaqueiros. A morte ronda a poesia nos bilhetes deixados com suas vítimas.  A eminência de um golpe militar e a ameaça de uma possível nova ditadura rondam o país.

Espetáculo: I Believe

Data: 26/09 e 27/09

Sinopse: Um espetáculo performático-poético-multimídia que utiliza técnicas de teatro de sombras, máscaras e mímica corporal, além de vídeo animação. Uma jornada em busca de se conhecer, se afirmar querendo mais e mais viver, livre como um pássaro que carrega em si um menino, um cara, um velho, eu mesmo.

Local das apresentações: Teatro João Caetano, em São Paulo.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia