Cultura

Piano na Quinta Clássica da Filarmônica

Redação DM

Publicado em 18 de agosto de 2015 às 17:16 | Atualizado há 10 anos

Na próxima quinta-feira, 20, às 20h30, no Teatro Goiânia, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebe o consagrado pianista Cristian Budu. Sob regência do maestro americano John Farrer, ele executará o Concerto nº1 para piano e Orquestra do compositor russo Tchaikovsky. Esta obra é um dos concertos de piano mais populares do mundo e já atingiu a marca de 1 milhão de discos vendidos em 1961.

Também serão apresentadas a abertura de “Oberon” do compositor alemão Weber e a Sinfonia nº7 do checo Dvorák. Essas duas obras são típicas do período romântico da música, exibindo timbres e harmonias que são exemplos de excelência em orquestração.

O PIANISTA – CRISTIAN BUDU

Brasileiro de origem romena, o jovem pianista Cristian Budu é considerado um dos expoentes de sua geração. Dotado de uma musicalidade genuína e de uma calorosa força de comunicação, sua personalidade artística vem sendo internacionalmente reconhecida. Desde muito jovem, Cristian alcançou os primeiros lugares em diversos concursos nacionais, como o Concurso Nelson Freire e o Programa Prelúdio da TV Cultura.

Cristian é formado em música pela Universidade de São Paulo, onde teve como professor o pianista Eduardo Monteiro. Anteriormente, teve como professores Elsa Klebanovsky, Marina Brandão e Cláudio Tegg. Nos Estados Unidos, tornou-se mestre em performance pianística sob tutela de Wha-Kyung Byun, com uma bolsa de estudos especial concedida pelo New England Conservatory de Boston. Em 2014, Cristian foi aceito na mesma escola para o Artist Diploma, programa de maior prestígio dos conservatórios norte-americanos, que oferece, além de bolsa integral e patrocínio, diversos concertos solo, de câmara e com orquestras nos Estados Unidos.

O MAESTRO – JOHN FARRER

O maestro norte-americano John Farrer recebeu no Mozarteum de Salszburgo,Austria, o “Conducting Diploma”, tendo como orientadores Bruno Maderna e Hebert Von Karajan. É Graduado e Mestre em Música pela Universidade de Michigan.

John Farrer é Diretor Musical da Bakersfield Symphony Orchestra há 39 anos. Nesse tempo, Maestro Farrer regeu cerca de 400 obras na séries de concertos da orquestra, colaborando com os solistas mais importantes do mundo. É também o Diretor Musical da Roswell Symphony Orchestra e da Santa Maria Philharmonic, além de trabalhar freqüentemente como regente convidado na Inglaterra.

SERVIÇO:

Data: 20/08 ( quinta-feira)

Local: Teatro Goiânia

Horário: 20h30

Entrada Franca

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia