Os quatro dias de piano
Redação
Publicado em 17 de agosto de 2015 às 22:03 | Atualizado há 4 mesesRariana Pinheiro,Da editoria DMRevista
Recitais, palestras, mesa redonda, master classes e dois minicursos. É isso o que a programação do III Encontro Nacional de Pianom (Enpi) promete. O evento, que começou ontem e seguirá até a próxima quinta-feira (20) e acontecerá durante todo dia. Durante a manhã e a tarde, as atividades serão realizadas na Emac, no Campus II. Já os recitais irão acontecer no centro Cultural UFG – Praça Universitária, às 20h30. A entrada é gratuita.
O pianista Claudio Dauelsberg foi quem abriu os recitais na noite de ontem e, as apresentações terão continuidade amanhã com a performance de Ronaldo Rolim. Na quinta-feira (20), acontece a tradicional homenagem à Nhanhá do Couto, que será realizada pelo pianista Luiz Guilherme Blumenschein.
Nesta edição, o tema geral do III Enpi centra-se na pesquisa, pedagogia e interpretação pianística. O intuito de integrar docentes, pesquisadores, discentes e artistas que atuam nas diferentes áreas da performance pianística. Para aprofundar no assunto no encontro haverá os minicursos de Ricardo Ballestero – “O piano na co-repetição vocal e instrumental” – e de Claudio Dauelsberg– “Piano no sec. XXI – Improvisação e Arranjos”).
Confira um pequeno histórico dos pianistas convidados:
CLÁUDIO DAUELSBERG
Pianista, arranjador, compositor, educador e produtor musical. Mestre em Piano Performance pela UFRJ, se especializou em arranjo, composição, novas linguagens tecnológicas aplicadas à Música pela Berklee College of Music. É Doutor em Música pela Unirio, onde é professor. Se apresentou ao lado de grandes nomes como Plácido Domingo, Bob Mintzer, Bireli Lagrene, João Bosco, Márcio Montarroyos, Hermeto Pascoal, Nico Assumpção, Toninho Horta, Orquestra de Câmera de Moscou, Orquestra de Genebra, Orquestra Nacional de Brasília entre tantos outros. Participou de importantes festivais, entre eles o Vancouver Jazz Festival (CAN), Belfast Fest (UK).
RICARDO BALLESTERO
Correpetidor, estudou com dois dos mais renomados especialistas da atualidade, Martin Katz e Dalton Baldwin. É Docente do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, onde leciona na graduação e na pós-graduação. Atuou como professor na Universidade do Colorado-Boulder e realizou recitais, palestras e cursos sobre o repertório vocal de câmara nos EUA (universidades de Indiana e Michigan), na Itália, na Alemanha e no Brasil. Completou seu Doutorado em Colaboração Pianística e Música de Câmara na Universidade de Michigan. Teve a oportunidade de acompanhar aulas de figuras como Shirley Verrett, George Shirley e Rudolf Piernay e as master-classes de Grace Bumbry, Kiri Te Kanawa e János Starker. Foi integrante do Studio da Houston Grand Opera.
DRA. GLACY ANTUNES DE OLIVEIRA (UFG) Pianista, camerista e educadora, foi diretora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG de 1999 a 2007; possui graduação em Música, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás. Livre Docente, Doutora, Professora Titular da UFG, hoje aposentada, pertence, como Professora Colaboradora, ao Corpo Docente do Mestrado em Música da UFG no qual coordena a disciplina Música, Cultura e Sociedade. Sua experiência profissional, como docente e pesquisadora, concentra-se em artes integradas, ensino superior de música, revisão e edição de partituras, música e cultura, música e políticas culturais.
CUSTÓDIA ANNUNZIATA SPENCIERI DE MENDONÇA Possui graduação em Instrumento-Piano e Música pela Universidade Federal de Goiás pela Universidade Federal de Goiás, graduação mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Estadual de São Paulo. É professora aposentada pela Universidade Federal de Goiás. Foi presidente do Conselho Estadual de Cultura do estado de Goiás, Coordenadora de Arte e Cultura da PUC Goiás. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Membro da Academia Nacional de Música, diretora do Sistema de bibliotecas da PUC Goiás, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão cultural, cultura, música e análise literária.
RONALDO ROLIM
Pianista, cursou Bacharelado e Mestrado em Música no Peabody Conservatory em Baltimore (EUA). Em 2012 foi admitido no Doutorado em Música na Yale School of Music. Recebeu vários prêmios no Brasil e no Exterior, entre eles o Outstanding Student in Piano Performance pela Oakland University, Outsatanding Musician pela Um Phi Epsilon Music Association de Detroit, Bösendorfer International Piano Competition no Arizona (EUA), James Mottram International Piano Competition em Manchester, na Inglaterra, Harrison Winter Piano Concerto Competition em Baltimore, Concurso Magda Tagliaferro em São Paulo, Concurso Jovens Solistas do Brasil, em Piracicaba, Concurso OSB Nelson Freire no Rio de Janeiro. Atua ativamente, apresentado-se em salas como o Carnegie Hall (Nova York), Steinway Hall (Londres), Palazzo Chigi Saracini (Siena, Itália), Théâtre de Vevey (Vevey, Suíça), Friedberg Hall (Baltimore) e nas mais importantes salas brasileiras. Foi solista de várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfonia Cultura, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Trabalhou com regentes como Aylton Escobar, Yeruham Scharovsky, Ernst Mahle, Lutero Rodrigues, Jonicler Real e Ronaldo Bologna. , o que lhe proporcionou executar o Concerto em Lá menor de Grieg com a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, sob regência de Owain Arwel Hughes , interpretando o Concerto No.4 de Rachmaninoff, obra que apresentou em setembro de 2009 com a Peabody Symphony Orchestra, sob regência de Hajime Teri Murai.