Cotidiano

Marconi participa de atividades de encerramento do Fica e afirma que proposta de novo formato do festival foi aprovada e será consolidada a partir do ano que vem

Redação DM

Publicado em 17 de agosto de 2015 às 00:45 | Atualizado há 5 meses

O governador Marconi Perillo participou neste domingo (16/8) das festividades de encerramento do 17.º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015), na Cidade de Goiás, e afirmou que o sucesso de público e crítica da edição deste ano mostra que a proposta de redirecionar a programação para a temática ambiental e de reflexão sobre a produção cinematográfica está correta. Segundo balanço apresentado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduce), responsável pela realização Fica, mais de 5 mil pessoas assistiram aos filmes e mostras e que, no total, 40 mil pessoas passaram pela antiga Vila Boa durante os seis dias de festival.

“As equipes de cultura e de educação da professora Raquel (titular da Seduce) se esmeraram muito para a gente ter um Fica com outro formato, muito focado na questão ambiental e do cinema”, disse Marconi, em entrevista antes de assistir à palestra do cineasta e jornalista Arnaldo Jabor. “Os relatos da professora Raquel indicam que mais de 5 mil pessoas assistiram às mostras, às apresentações, salas lotadas, enfim, acho que o Fica além de se consolidar está ganhando um formato de acordo com a ideia original, que era, realmente, a ter esse foco”, afirmou.

Marconi Perillo Fica 2015 (3)

Marconi disse que a proposta de remodelagem aplicada ao festival neste ano vai servir de referência para a realização dos próximos três festivais (2016 a 2018), com programação cada vez mais voltada para a temática ambiental. “Nós vamos fazer o que for necessário. A professora Raquel vai, com base no que aconteceu neste ano, dimensionar o Fica do ano que vem. A ideia é não faltar nada, mas fazer tudo de acordo com os focos adequados”, afirmou o governador.

Marconi e Raquel assistiram à palestra de Jabor, acompanhados da prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos. Jabor contou um pouco de sua trajetória como cineasta e analisou a situação da produção no Brasil. A convite do governador, Raquel, Jabor e um grupo de 10 cineastas, palestrantes e produtores que integraram a programação do festival visitaram e almoçaram no Palácio Conde dos Arcos.

Marconi fez um tour com os convidados pelo palácio, contando, ele mesmo, a história da antiga sede do Poder Executivo do Estado. O Conde dos Arcos abriga um museu sobre a história da cidade e da Província de Goiás.

Marconi Perillo Fica 2015 (8)

Entre os convidados estavam, além de Jabor, o cineasta Walter Carvalho e o músico Daniel Jobim. Marconi aproveitou a presença do músico e pediu que ele fizesse uma palinha no piano do Palácio. Depois, o grupo almoçou no Conde dos Arcos a convite do governador.

Marconi é o idealizador do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que estreou ainda em 1999, primeiro ano do primeiro mandato do governador (1999-2002). Desde então, o Fica vem crescendo como festival e diversificou sua programação, ampliando o número de atividades e de filmes selecionados. O leque de atividades se abriu para as atrações musicais locais e nacionais, que passaram a atrair cada vez mais participantes.

Considerado pelo segmento cinematográfico o principal festival com foco na temática ambiental na América Latina, o Fica deste ano teve sua programação redirecionada para sua vocação original, além de priorizar os artistas locais na composição de seu guia de atrações musicais. A proposta foi bem recebida pelo público que se dirige todos os anos à Cidade de Goiás para a produção cinematográfica de temática ambiental.

Fotos: Eduardo Ferreira


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias