Cultura

Festival Juriti de Música e Poesia Encenada, a Juritizada

Redação DM

Publicado em 7 de agosto de 2015 às 17:52 | Atualizado há 10 anos

 

Dia 08 de agosto no Espaço Sonhus (Colégio Lyceu), inicia-se o projeto de extensão do Festival Juriti de Música e Poesia Encenada, a Juritizada!

Todas as tarde do segundo sábado do mês um grupo musical que já participou do Festival se apresenta enquanto você desfruta de uma feijoada completa.

Para abrir as portas do evento mensal, convidamos o grupo Duo Goiás e Mila Tulli. O grupo se apresentou na 4ª edição do festival com a canção “Despedida” e agora promete embalar essa tarde especial com repertorio completo mostrando o que há de melhor na música goiana.

Juritizada é o Festival Juriti esforçando-se para alçar voo com as próprias asas. As leis de incentivo, fundos ou coisas parecidas cumprem um papel muito importante e que seriam ainda mais relevantes se o pensamento de governação geral não encarasse o apoio à cultura com um favor prestado aos trabalhadores da arte.

Ter a cultura como instrumento estratégico de gestão e os artistas como parceiros realizadores impulsionaria exponencialmente as conquistas sociais que os chamados agitadores culturais vêm promovendo. Falo pelo Juriti, festival de música e poesia encenada que, sem modéstia nenhuma, promove hoje, em uma região periférica da cidade, uma das mais conceituadas atividades do gênero.

O Juriti é uma verdadeira celebração à diversidade em plena praça pública: revela bandas, como a vencedora da última edição Chá de Gim; valoriza artistas que fazem parte da história cultural goiana, como o músico e poeta crimeiense Gilmaré; e promove um relevante intercâmbio com expressões ímpares da cultura brasileira, como o multi-artista Jorge Mautner. Este festival nasceu no Crimeia, cresceu no Crimeia e necessita ser feito todo ano para continuar cumprindo seu papel, que vai muito além do Crimeia. Mas este ano, por exemplo, a sua realização está ameaçadíssima, já que, pelo cronograma das leis, os prazos de aprovação, captação, montagem e realização são praticamente inviáveis. Ainda não desistimos, mas… O Juriti já ressurgiu como uma fênix 16 anos após sua primeira realização. Este ano, queríamos muito celebrar três anos seguidos. Se não der… Esperamos que, no futuro, nossos governantes entendam melhor a importância social da cultura, incentivando mais, apoiando mais, trabalhando mais conjuntamente, valorizando mais. E vamos atacando pelos flancos com a Juritizada e outros eventos que irão surgir, porque eles passarão, o Juriti passarinho.  Viva Mário Quintana! Viva Duo Goiás e Mila Tuli! E viva a feijoada e toda a Juritizada!

Serviço

Quando: Dia 08 de agosto (Sábado)
Horário: A partir das 13h
Quanto: R$ 25,00 a entrada + feijoada.
R$ 10,00 só a entrada.

Onde: Espaço Sonhus (Colégio Lyceu)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias