Marconi será escolhido presidente do Movimento Brasil Central
Redação DM
Publicado em 6 de agosto de 2015 às 23:16 | Atualizado há 5 mesesO governador Marconi Perillo (PSDB) será o primeiro presidente do Movimento do Brasil Central. O fórum lançado em Goiânia, no mês passado, com a presença do ministro Mangabeira Unger, reúne os Estados do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia numa agenda em busca de desenvolvimento para o Centro-Norte.
Por ter sido o criador do Movimento, Marconi será o primeiro governador a assumir o cargo de líder do bloco. “Isto é consensual entre os governadores, até pela iniciativa ter partido de Marconi. A entidade terá conselhos de secretários estaduais e corpo executivo”, disse à coluna Giro o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto.
A segunda reunião acontece, hoje, em Cuiabá, e nela será oficializa a entrada de Rondônia no grupo. Como na reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT) em Brasília, na semana passada, o governador de Goiás foi colocado como o líder do grupo por ter “capacidade de ‘aglutinar’ lideranças e ‘somar forças’ para que o desenvolvimento desses Estados saia do papel”.
Secretários de Planejamento de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia se reuniram, ontem, em Cuiabá, para preparar os últimos detalhes para o II Fórum de Governadores do Brasil Central, marcado para hoje. Entre as novidades que serão apresentadas no evento, estão a inclusão de Rondônia no bloco e a possibilidade do agendamento de mais uma reunião no cronograma de discussões, desta vez em Porto Velho.
A expectativa é que seja assinada uma minuta do convênio que possibilitará a criação da Agência Brasil Central. Em Cuiabá, os Estados buscarão alternativas de financiamento para essa agência e discutirão como funcionará a estrutura e a composição da mesma. Com essa agência, o bloco tem como objetivo orientar e financiar as políticas de desenvolvimento da região. Além disso, os participantes querem dar força e rumo à Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
Para o Fórum em Mato Grosso, foram convidados também os presidentes das Assembleias Legislativas para participarem do encontro. A intenção dos governadores é, em bloco, construir um modelo de desenvolvimento que dê instrumentos ao espírito empreendedor, inovador e criativo que marca o Brasil Central. A próxima reunião do grupo está agendada para a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, no dia 4 de setembro.
Na criação do bloco, o governador Marconi Perillo se firmou como um líder regional, capaz de aglutinar lideranças e somar forças em prol do desenvolvimento econômico dos Estados participantes. A ideia do bloco surgiu após o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, convocar o governador Marconi Perillo para liderar a discussão de um projeto desenvolvimentista regional.
O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, por sua vez, se destacou ao se firmar como secretário-executivo do bloco, ficando a cargo dele a definição de estratégias e operacionalidade do grupo.
Para Thiago, o Estado está um passo à frente do restante do País ao propor agora uma nova agenda de desenvolvimento. “Enquanto o restante do Brasil discute a crise econômica, Goiás vai liderar a agenda da prosperidade, discutindo e planejando os próximos passos”, afirmou.