Cultura

Jaraguá

Diário da Manhã

Publicado em 31 de julho de 2015 às 01:10 | Atualizado há 4 meses

A 124 quilômetros de Goiânia, a cidade de Jaraguá guarda muitas histórias do passado de Goiás. Em um passeio pela cidade, no centro histórico, é possível encontrar várias casas de arquitetura colonial, além de monumentais igrejas. Todas essas riquezas são resultado da exploração de ouro nos arredores da cidade, que fica dentro de uma área de preservação ambiental, o Parque Ecológico da Serra de Jaraguá. Além de ser uma das cidades mais antigas do Estado, Jaraguá é conhecida por ser o maior polo de confecção do Centro-Oeste.

Através da cidade, podemos compreender o modo de organização urbana adotado em outras épocas da ocupação do Estado. O Arraial do Córrego de Jaraguá foi fundado em 1737 na base de uma serra, com terreno relativamente desigual. No livro Urbanização em Goiás no Seculo XVIII, da autora Deusa Maria Rodrigues Boaventura, é possível encontrar uma descrição da configuração da cidade na época.

“Nele [Arraial], encontravam-se 200 casas dispostas em largas, retas e formosas ruas, porém, não calçadas. No centro do local abria-se um largo onde ficava a Igreja Nossa Senhora da Penha, e caminhando para oeste, no extremo oposto, soerguia-se a Igreja Nossa Senhora do Rosário”. A produção de alimentos para os trabalhadores mineiros iniciou a tradição da cidade, que hoje conta aproximadamente com 42 mil habitantes, tendo destaque em vários setores da economia do Estado.

No site da Prefeitura de Jaraguá, alguns dados sobre o progresso da cidade podem ser lidos, como a presença de engenhos e agricultura. “Ao lado da exploração do ouro houve a formação de sítios e fazendas para a produção de alimentos a fim de atender a população daquelas minas. No final do século XVIII já havia no Arraial do Córrego do Jaraguá engenhos que produziam aguardentes para a comercialização. Nesta época, o Arraial possuía um considerável crescimento agrícola”.

Parapente

Uma prática esportiva vem se tornando popular na cidade de Jaraguá, devido a sua geografia adequada. O site jaraguago.com.br conta como o parapente vem ganhando espaço no município. “O parapente é um esporte que ganha cada vez mais adeptos em Jaraguá, começou de forma tímida e está em franco crescimento, já tem cerca de 27 jaraguenses ganhando os céus. Isso mostra que o esporte, embora radical, tem muito futuro no município. Praticamente todas as tardes quando o tempo está bom, isto é, sem chuvas e com ventos adequados, a rampa de decolagem na Serra de Jaraguá é tomada pelos amantes do voo livre.”

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias