Opinião

Amor de mãe

Redação

Publicado em 10 de julho de 2015 às 23:12 | Atualizado há 10 anos

Amor é um sentimento difícil de ser definido, porém fácil de ser compreendido quando o assunto é o amor maternal. O referido tema envolve muitas situações,tais quais mães e filhos adotivos ou ainda mães do coração e “boadrasta”,expressão muito utilizada para substituir o termo “madrasta”que de certa forma deixou marcas negativas, pois nos contos de fada,madrastas sempre são pessoas ruins e que maltratam.Mas devemos  ressaltar que muitas por aí passam a agir como verdadeiras mães e realizam com excelência esse papel.

Muitas mulheres já nascem embuídas de um amor que é capaz de perdoar e doar ao extremo, são dotadas de um poder que lhes permite adivinhar os pensamentos de seus filhos e satisfazerem boa parte dos desejos dos mesmos. Ser mãe é padecer no paraíso,sem dúvidas. Mãe não dorme direito,vigia o sono do filho que está com medo ou adoentado,mãe é capaz de abdicar de sua vida em prol de sua prole,mãe toma as dores de seus pimpolhos e viram leoas quando percebem que alguém olhou de forma tortuosa para suas crias.

E o mais interessante é que uma força suprema: Deus, parece ter-nos vacinado para jamais ficarmos doentes, porque tiramos forças de onde jamais imaginaríamos encontrar para auxiliar um filho em situações problemáticas, somos aptas a percorrer o mundo atrás da solução. Passamos a ser enfermeiras,médicas professoras,psicólogas e advogadas nem se fala então…

Realmente é incrível ter a capacidade de guardar em nossos seios o verdadeiro amor, também denominado “amor incondicional”. Mãe sabe cumprir o seu papel e fazer as vezes de pai também.Nem sempre ser mulher significa poder ser mãe! Digo isso no sentido de que em uma ou outra mulher prevalece a idéia do egoísmo, muitas nãos seriam capazes de renunciar ou abdicar suas vidas em detrimento de uma outra pessoa.

Mãe não é aquela que gera, mas é a que cria que sabe dizer “não” para que não haja sua contribuição na criação de um tirano, mãe se esforça para criar pessoas de bem e fazer de seus filhos cidadãos de caráter e personalidade.

A verdadeira maternidade transforma mulheres em grandes guerreiras, lutadoras incansáveis e irremediavelmente apaixonadas por seus bebês,pois independente da idade os filhos jamais crescem,serão eternamente carentes de sua atenção e carinho.

Algumas chegam até vestirem a roupa da possessividade e enxergar as noras como pessoas indesejáveis, situação muito complicada e que requer intensa paciência daqueles que advieram de suas entranhas.

A impressão que se tem é que Deus escolhe a “dedos” as pessoas que terão esse dom, o de ser mãe, diga-se de passagem, maravilhoso e muito desejado!

Incomparável a sensação de ensinar um filho a falar, a andar, a escrever, indescritível ainda o pulsar no peito quando escutamos a palavra “mamãe” pela primeira vez. Bênçãos Divinas em nossas vidas,o mundo fica mais colorido com tarefas a serem explicadas,reuniões escolares,brincadeiras de final de semana e até noites de preocupação.

O que seria de nós mulheres,se não soubéssemos,respirássemos e sentíssemos no dia a dia o que é ser mãe?!

 

(Kelly Lisita Peres, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Civil, Penal, Processo Penal e Docência Universitária, docente do curso de Direito)

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias