Ciclo de bate-papo sobre Cibercultura discute literatura e performance no Culturama
Redação DM
Publicado em 23 de junho de 2015 às 23:26 | Atualizado há 10 anosO aplicativo Diminuto e o universo criativo do Ciberpajé (Edgar Franco) e sua banda Posthuman Tantra integram a programação do ciclo de bate-papos sobre Cibercultura, entre 24 e 26 de junho, no Culturama. As rodadas de conversa sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade se iniciaram em março deste ano e acorrem mensalmente, com entrada gratuita e com apoio da Casa da Cultura Digital.
Numa parceria entre um engenheiro de computação, uma designer e uma escritora, surgiu um aplicativo de leitura e escrita colaborativa de minicontos. “A ferramenta foi elaborada a partir da análise das necessidades dos próprios fundadores: ocupar o tempo livre com coisas mais produtivas, uma plataforma de escrita, novas opções de leitura, outros jeitos de ler literatura”, lembra a jornalista e escritora Déborah Gouthier. Surgiu então o Diminuto, um passatempo cultural, que permite a leitura mobile de contos curtos, que flexibilizam e se encaixam perfeitamente nos intervalos da rotina.
Os três profissionais envolvidos na criação e desenvolvimento do aplicativo que tem usuários em todo o mundo apresentam o case no Culturama, nessa quarta (24/06), às 19 horas. Na palestra intitulada “Diminuto – doses de literatura, imaginação e cultura na palma da mão”, eles compartilham possibilidades de aproximação entre literatura e internet, no contexto da cibercultura.
Transmídia
Na quinta-feira, às 20 horas, o professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Edgar Franco, conduz a conversa sobre “Processos Criativos de Universos Ficcionais Transmídia ‒ A Aurora Pós-humana”. A proposta do bate-papo é introduzir o conceito de “transmídia” e, a partir da obra autoral do Ciberpajé, refletir sobre a possibilidade do uso da transmídia como espaço para a criação artística autoral.
Na oportunidade, Edgar Franco apresenta o universo ficcional transmídia da “Aurora Pós-humana”, criado por ele, destacando suas bases fundamentais e os referenciais teóricos para o seu desenvolvimento. O público presente no Culturama também vai conhecer algumas das criações em múltiplas mídias e suportes produzidas no contexto da “Aurora Pós-humana”, como histórias em quadrinhos, Web arte, Gamearte, instalações interativas, música, videoclipes, performances cíbridas do Posthuman Tantra, aforismos e HQforismos.
– SERVIÇO
Ciclo de bate-papo sobre Cibercultura:
24/06 (quarta) – 19h
“Diminuto – doses de literatura, imaginação e cultura na palma da mão”, com Déborah Gouthier, Lucas Garcia e Isabella Gouthier.
ENTRADA FRANCA
25/06 (quinta) – 20h
“Processos Criativos de Universos Ficcionais Transmídia ‒ A Aurora Pós-humana”, com Edgar Franco
ENTRADA FRANCA
26/06 (sexta) – 20h
Performance transmídia Sex Bot Mantra, com a banda Posthuman Tantra
Local: Culturama (Av T-8, 324, Galeria Casa Blanca, Setor Bueno
Esquina com Av Mutirão).
Fone: (62) 3924-1917