Cultura

O eterno Professor Girafales

Diário da Manhã

Publicado em 15 de junho de 2015 às 02:01 | Atualizado há 4 meses

 

Uma das marcas registradas do seriado Chaves, exibido originalmente de 1971 a 1992, é a famosa visita do Professor Girafales à vila. Seu romântico encontro com Dona Florinda, moradora do número 14, é capaz de deixar os dois personagens em estado de transe, cegos para todos os outros acontecimentos ao redor. Muito provavelmente, se você viveu sua infância diante da interminável exibição da série no SBT, sabe de cor os versos que terminam em uma xícara de café, que nunca foi e nunca será muito incômodo, na casa da mãe de Quico.

Por vária causas, motivos, razões e circunstâncias, outros grandes momentos do eterno Mestre Linguiça podem ser acompanhados nos memoráveis episódios que retratavam a escola, onde o paciente professor tentava – à medida do possível – passar os ensinamentos primários a uma sala que conta com figuras como Chaves, Chiquinha, Quico, Nhonho, Paty, Popis e às vezes até o seu Madruga. Com bordões como “Tá- tá-tá-tá-tá!”, o sábio discente tenta manter a ordem em sala de aula.

Apesar de ser um homem paciente e cheio de conhecimento, o lado humano do professor é bastante explorado na série. Um outro grande momento de seu personagem na série acontece quando, em parceria com Seu Madruga, tenta ensinar Quico e Chaves a dedilharem no violão os versos “Quero ver outra vez seus olhinhos de noite serena”. Essa pequena aula já foi fonte para inúmeros vídeos caseiros de comédia no youtube, servindo de plano de fundo para várias bandas conhecidas internacionalmente.

Em outra passagem, muita confusão provocada pelas crianças da vila quase arruinaram a vida sentimental do romântico professor, que teve sua carta romântica mal encaminhada por Quico e Chaves para dona Florinda. No lugar das “simples palavras”, que diziam todo o significado de sua amada em sua vida, foi entregue à mulher dos bobs uma lista de compras de açougue feita pelo Seu Madruga. Foi preciso muito empenho para que o mal-entendido fosse desfeito e terminasse não só em xícara de café, mas em um clipe que expõe a força e breguice do amor no humor.

Rúben Aguirre

O intérprete do aclamado personagem nasceu no dia 15 de junho de 1934, em Saltilo, Coahuila, México. O mais velho e mais alto de seis irmãos conquistou o mundo com seus impressionantes 1,96m. Começou a trabalhar desde muito cedo, em vários tipos de profissão: locutor de rádio e televisão, ventríloquo, ator, narrador de touradas, toureiro, diretor de televisão.

A princípio, Rúben seria responsável apenas pelos bastidores dos programas do Canal 8, exercendo funções administrativas. Passou a trabalhar como ator nos fins de semana, mas foi intimado a escolher uma das duas profissões, ouvindo do diretor-geral da emissora que a imagem da empresa poderia ficar manchada com um representante que ao mesmo tempo é humorista. Surpreendentemente, Rúben escolheu continuar como artista, apesar do salário menor.

O contato inicial com Roberto Gómez Bolaños no humoristico de fim de semana “Chespiritudo” rendeu aos dois uma duradoura e famosa parceria. Dentre os programas realizados por Aguirre, de autoria de Bolaños, podem ser citados “El Cidadano Gómez”, “Los Super Genios de la Mesa Cuadrada”, “El Chapulíl Colorado” (Chapolin Colorado) e “El Chavo del Ocho” (Chaves). O sucesso do seriado concedeu ao ator – e a todo o restante do elenco – a fama internacional.

Como muitos outros atores da série, inaugurou seu próprio circo. Em 1976 foi criado “El Circo del Professor Jirafales”. Um problema de saúde fez com que ele engordasse mais de 25 quilos devido ao consumo de um medicamento, o que o fez ter vergonha de seu próprio corpo, motivo para que ele se apresentasse com menos frequência ao público. Rúben se aposentou em 2013, após 46 anos de dedicação à arte. Atualmente vive com sua esposa, Consuelo Aguirre, com quem teve 7 filhos.

 

“Enquanto tiverem os livros nas mãos, serão pessoas honradas, serão gente de bem, em outras palavras, serão como eu.”

Girafales

personagem

 

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias