Montanhas: espetáculos da Terra
Redação
Publicado em 10 de junho de 2015 às 02:47 | Atualizado há 10 anos
As montanhas são elevações rochosas formadas no decorrer de mi-lhões de anos na crosta terrestre. Proporcionando cenários arrebatadores ,como a Cordilheira do Atlas, que é uma cadeia de montanhas no noroeste da África e que se estende por 2.400 km através do Marrocos, Argélia e Tunísia ou a imponente Cordilheira do Himalaia, “A morada da neve”, na Ásia, que abrange o Paquistão, Índia, Nepal, Butão e China com mais 100 picos acima dos 7.200 m de altitude, entre eles o Annapurna (8.091 m) “A deusa das colheitas”, no Nepal. O Himalaia é a mais alta cadeia de montanhas do mundo com aproximadamente 2.600 km de extensão cobrindo uma área de mais de um milhão de km². Uma maravilha da Terra. Que digam os intrépidos alpinistas que suportam o ar rarefeito nas grandes altitudes, em busca de conquistas históricas. Como fez o neozelandês Edmund Hillary (1919-2008), junto com o guia nepalês Tenzing Norgay (1914-1986), conquistaram pela primeira vez o cume do monte Everest, com seus incríveis 8.848 m de altura, em 29 de maio de 1953, na Cordilheira do Himalaia, situado na fronteira entre a China e o Nepal (Ásia). O Everest é a montanha mais alta do mundo, seguido pelo K2 com 8.611 m de altitude, na Cordilheira de Karakorum, entre China, Índia e Paquistão (Ásia).
Todas as montanhas do mundo, independente de sua localização e altitude máxima de seus picos são fascinantes. Como é o caso dos Alpes europeus que abrangem a Alemanha, Áustria, França, Itália, Mônaco, Liechtenstein, Suíça e Eslovênia; onde o Mont Blanc (4.810 m) é o ponto mais alto dessa cordilheira espetacular. É a beleza das montanhas em todos os lugares do mundo, seja o monte Vinson (4.892 m) na Antárctica; o monte McKinley (6.168 m), no Alaska; a pirâmide de Carstensz (4.884 m), na Nova Guiné como o ponto culminante da Oceania ou o monte Kilimanjaro (5891m) como o ponto mais alto da África, na Tanzânia. Na monumental cordilheira dos Andes, na América do Sul, com mais três milhões de Km² de área compreendendo o Equador, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, Bolívia e Venezuela desponta majestoso o Aconcágua (6.962 m), na Argentina, como o topo da América. A Cordilheira dos Andes é a maior cadeia de montanhas do mundo, em extensão, com 8.000 km atravessando todo o continente sul-americano.
E o monte Roraima (2.810 m), loca-lizado no norte da América do Sul, no Planalto das Guianas, na Serra de Pacaraima rodeado pelas belíssimas savanas venezuelanas é uma dessas maravilhas. Em seu topo de quase 3.000 m de altura encontra-se a tríplice fronteira entre três países: Brasil (Roraima) a leste com 5% de sua área, República Cooperativista da Guiana, ao norte com 10%, e Venezuela ao sul e oeste com 85%. As espécies da fauna e a flora que circundam essa bela montanha em formato de uma gigantesca mesa de aproximadamente 10 km de extensão, em seu cume, por 5 km de largura são protegidas pelo Parque Nacional de Canaima, da Venezuela e pelo Parque Nacional do Monte Roraima, do Brasil. O monte Roraima foi escalado pela primeira vez em 18 de dezembro de 1884 pelo inglês Everard im Thurn (1852-1932).
As montanhas sempre despertaram o fascínio dos povos projetando desafios e sonhos de conquistá-las. É chegar ao topo do que parece inatingível. Inúmeros alpinistas ao redor do mundo detém recordes históricos em escaladas memoráveis como a do italiano Reinhold Messer, junto com o austríaco Peter Habeler chegaram ao topo do monte Everest (8.848 m) sem garrafas de oxigênio, em 1978. E Vitor Negrete (1967-2006) e na atualidade Rodrigo Raineri são brasileiros com destaque internacional em subirem à Cordilheira do Himalaia e os Andes sul-americanos. Raineri, inclusive já alcançou por três vezes o topo do monte Everest (8.848 m). Ou simplesmente para quem contempla uma montanha de longa distância e observa cada curva espetacular ou os despenhadeiros de tirar o fôlego. As montanhas são assim, encantadoras e símbolos de vida, como são para o povo Sherpa que vivem nas altas montanhas da região da Cordilheira do Himalaia. Estima-se que 10% da população mundial vivem em terreno montanhoso. São as montanhas, maravilhas aos olhos da humanidade!
(Brasilmar Nascimento Araújo,articulista e poeta)