Brasil

Adolescente suicida após pai postar vídeo na internet

Redação DM

Publicado em 7 de junho de 2015 às 02:40 | Atualizado há 4 meses

Uma adolescente se matou na cidade de Tacoma, no estado americano de Washington, na sexta-feira, motivada pela “vergonha” que sentiu como consequência de um vídeo de 15 segundos filmado por seu pai e postado na rede. No filmete, aparece seu pai cortando-lhe o cabelo como punição a ela.

 De acordo com o “Independent”, Izabel Laxamana, uma conturbada jovem de 13 anos de idade, deixou seis bilhetes aos membros de sua família antes de saltar de uma ponte interestadual, caindo sobre um carro, disse a polícia. A jovem morreu no dia seguinte.A morte de Izabel provocou tristeza e raiva, especialmente depois que o vídeo foi publicado on-line, aparentemente por uma terceira pessoa, e depois removido. Muitos comentaristas on-line alegaram que o pai da moça deve ser responsabilizado pela morte dela.SÉRIE DE FATORESO fato foi relatado pelo site local “Tacoma Stories”. A polícia vem investigando a morte da menina e disse que apesar do pai dela de fato ter cortado seu cabelo e gravado o incidente, não havia nenhuma evidência de que ele havia cometido um crime.Os policiais disseram que houve uma série de fatores que estavam afetando a jovem, e que o corte de cabelo e o vídeo “não teriam muito a ver com sua decisão de tirar sua própria vida”.

Loretta Cool, uma porta-voz do Departamento de Polícia de Tacoma, disse que o pai de Izabel, Jeff Laxamana, havia cortado o cabelo da menina para tentar impedi-la de fazer certas coisas que ele desaprovava.

“Sim, isso aconteceu. Ele cortou o cabelo dela, ele fez isso para tentar fazê-la parar”, disse Loretta. “Ele perguntou se ela tinha entendido que havia consequências por suas ações”.

No vídeo, o cabelo negro da menina pode ser visto espalhado no chão de uma sala enquanto a câmera enquadra o entorno do local.

“As consequências de ficar confusa, foi você perder todo aquele cabelo lindo”, teria dito o pai à filha. “Valeu a pena?”

“Não”, ela diz. “Quantas vezes eu a avisei?”, pergunta o pai. “Um monte”, diz ela.

POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS

A morte da adolescente provocou ampla discussão na mídia social sobre a conveniência ou não de pais que procuram “envergonhar” seus filhos, quer pública ou privadamente, em um esforço para mudar seu comportamento.

Uma página do Facebook criada após a morte de Izabel declarou que seu pai devia ser processado. Mas o pai não fez qualquer comentário público.

A porta-voz da polícia disse crer que Izabel tinha se matado porque ela acreditava que as coisas que tinha feito em seu passado haviam envergonhado a família. “Esta era sua maneira de pedir desculpas a todos”, disse ela.

De fato, um post no Google+ de agosto de 2014, mostra que Izabel era uma menina atormentada.

A porta-voz disse que Izabel era uma jovem de 13 anos que “tomou algumas más decisões e, em seguida, fez algo realmente ruim”, e pediu que qualquer pessoa que suspeite que uma adolescente esteja lutando com a depressão, que procure ajuda das autoridades.

Até agora, porém, o que Izabel realmente tinha feito de tão ruim no passado — e que tanto teria envergonhado sua família — permanece não divulgado.

O vídeo original que supostamente causou o terrivel desfecho foi retirado do YouTube, mas um dos amigos de Izabel gravou-o em seu celular e repostou-o.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias