Brasil

Roubo de 8 mil cédulas de votação

Redação DM

Publicado em 3 de junho de 2015 às 02:51 | Atualizado há 11 anos

 

O Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México informou na segunda-feira (1º) que entre 6 e 8 mil cédulas de votação, que seriam usadas nas eleições de domingo (7) foram roubadas no estado de Oaxaca, no sul do país, e assinalou que já iniciou a reimpressão desses documentos.

A população irá às urnas para eleger deputados federais e locais, prefeitos e também governadores de alguns estados. O INE relatou em um comunicado que foram registrados “diversos atos que resultaram na destruição de equipamento, papéis e outros materiais” em vários de seus escritórios em Oaxaca na segunda, mas que “nenhum funcionário ficou ferido”.

O órgão eleitoral afirmou que foi instruído, “como medida preventiva” aos protestos anunciadas pelos professores, “o fechamento provisório dos escritórios do INE”. No entanto, “alguns manifestantes se aproveitaram disso para invadir algumas instalações e roubaram diversos objetos, que foram destruídos e queimados”.

Como parte dessas ações, “um grupo subtraiu, da sede (do INE) em Juchitán, 18 pacotes eleitorais correspondentes ao pleito federal do município de San Dionisio del Mar, que o Conselho Distrital tinha decidido suspender nos últimos dias”, de acordo com o comunicado do órgão eleitoral.

“Esses pacotes contêm cédulas que seriam utilizadas exclusivamente para as eleições nessa cidade e que estavam guardadas para serem destruídas depois da votação em 7 de junho”, diz o texto do INE.

Além disso, foram roubados materiais eleitorais, incluindo as cédulas de votação, correspondentes a 13 seções do distrito eleitoral com sede em Teotitlán de Flores Magón, quando o supervisor as transferia para sua entrega.

O instituto eleitoral condenou “categoricamente a utilização da violência” e pediu que “as diversas manifestações de todos os grupos na região sejam feitas de forma pacífica”. Apesar do ocorrido, “o processo eleitoral segue adiante e estamos fazendo o necessário para enfrentar qualquer contingência e garantir o pleno exercício de voto dos mexicanos em todo o território nacional”, acrescentou o INE.

O presidente da Comissão de Capacitação e Organização Eleitoral do INE, Arturo Sánchez, detalhou, por sua vez, em entrevista coletiva que eram entre 6 e 8 mil as cédulas roubadas correspondentes ao distrito com sede em Teotitlán de Flores Magón que seriam usadas no pleito. “Foram roubadas e desconhecemos seu paradeiro”, declarou.

Sánchez também enfatizou que já foram feitas as denúncias correspondentes, já que “se tratam de crimes eleitorais que têm que ser combatidos pelas autoridades correspondentes”.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia