Concurso público: respeito ao profissional e transparência com o dinheiro do povo
Redação
Publicado em 13 de maio de 2015 às 02:47 | Atualizado há 10 anosUma das nossas principais bandeiras à frente da Prefeitura de Anápolis é constantemente gerar transparência no trato da coisa pública. A consolidação de um novo modelo de gestão tem como ponto de partida a lisura e a responsabilidade na aplicação das verbas públicas, seja no pagamento de salários ou no investimento de obras com qualidade previamente estabelecida. O dinheiro do contribuinte deve ser reinvestido na cidade de forma inteligente e, acima de tudo, criteriosa.
Se, enquanto discurso, este é um tema recorrente no segmento político, partimos para a ação através de uma sequência de mudanças de paradigmas em nossas atribuições no gabinete municipal. Entre elas está a sistematização de contratações mediante a realização de concursos públicos. Acreditamos que é através da abertura de vagas para novos contratados efetivos que podemos dinamizar a máquina municipal, gerando equidade e justiça aos profissionais. Desde que assumimos o comando da cidade, temos frisado da nossa priorização ao atendimento ao cidadão: do estudante ao empresário. Da dona-de-casa ao pequeno comerciante.
O tempo dos apaniguados acabou em Anápolis. A valorização do profissional de carreira é o nosso ponto de partida para otimizar o atendimento à população, motivar os funcionários públicos municipais e permitir aos interessados em integrar os nossos quadros a chance de obter seu espaço com justiça, ou seja, pela aferição de sua capacidade e mérito.
As mudanças têm sido profundas. A retomada do diálogo com os representantes dos trabalhadores e seus sindicatos, o estabelecimento do Plano de Cargos e Salários e o respeito aos aumentos salariais para além do piso foram algumas das ações que emulamos em Anápolis a fim de dar um novo fôlego ao funcionalismo.
Para as novas contratações, os concursos públicos. Somente neste último mês temos a honra de superar quaisquer indícios de crises ou justificativas menores que nos impeçam de crescer junto com a cidade e simultaneamente realizamos a convocação de profissionais aprovados para assumirem seus postos, bem como anunciamos a realização de um novo concurso público.
Aos trabalhadores que realizaram o concurso no último mês de fevereiro na Área de Educação, está correndo o prazo para apresentação na Secretaria de Recursos Humanos. São, ao todo, 220 profissionais distribuídos entre 182 pedagogos, e ainda professores de Matemática, História, Geografia e Letras, com habilitação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Com isto, seguimos mantendo o alto nível de investimento na Educação de nossos pequenos anapolinos, motivando profissionais, injetando novos quadros que irão se revezar na missão de formar o caráter e a construção educacional de nossos estudantes.
Além disto, abrimos na próxima quinta-feira, dia 14, o período para as inscrições voltadas à administração central. Serão mais novas 177 vagas para cargos em nível fundamental, médio e superior, com salários entre R$ 1.075,48 a R$ 2.635,98. No rol de vagas estão desde agentes administrativos até Engenheiros de Trânsito, passando por Avaliador Imobiliário, Biblioteconomista, Cuidador, entre outros.
Através desta postura, abrimos um novo ciclo no qual ganhamos qualidade, transparência e credibilidade. A chance de oportunizar ao profissional o estabelecimento de uma carreira é, para nós, a expectativa também de criar uma nova relação da Prefeitura de Anápolis com o seu principal cliente: a população da cidade. E esta população, por sua vez, pode ter a certeza de estar sendo atendida por trabalhadores cuja habilidade foi testada e aprovada mediante um detalhado concurso. Para além dos discursos, estamos enfrentando a pressão das mudanças e promovendo a igualdade em todos os setores da gestão pública municipal na esperança de deixar um legado ao nosso futuro.
(João Gomes, prefeito de Anápolis)