Cultura

Tony Hawk

Redação DM

Publicado em 12 de maio de 2015 às 02:44 | Atualizado há 5 meses

 

A habilidade de voar por alguns segundos ao ar livre através de skates e rampas rendeu a Tony Hawk a fama de homem-pássaro no meio skatista. Em sua carreira, acumulou vários títulos importantes na categoria esportiva. São 12 campeonatos mundiais do estilo vertical (rampas), três campeonatos mundiais no estilo street (rua) e dez X Games, evento considerado as olimpíadas dos esportes radicais. Ele também é amplamente conhecido pela série de jogos para video-game Tony Hawk’s Pro Skater, uma das mais bem sucedidas da história.

Um dos maiores feitos da carreira de Tony foi ter sido o primeiro a realizar em campeonatos oficiais uma manobra chamada 900, nos X Games de 1999. A manobra consiste em conseguir dar duas voltas e meia no ar após adquirir velocidade na rampa, e conseguir aterrisar em pé sobre o skate. Apenas 14 skatistas conseguiram esse feito desde então, incluindo dois atletas brasileiros. Sandro Dias, em 2004 nos X Games latinos e Bob Burnquist em 2010 no Mega Ramp.

Tony nasceu na cidade de Carlsbad, no sul da Califórnia, no dia 12 de maio de 1968. Conquistou seu primeiro título amador aos 12 anos, e tornou-se profissional aos 14 anos, em pleno florescimento do estilo vertical, que incorpora rampas e transições de rua para rampas na prática do esporte. As novas possibilidades de manobras diante de um estilo então pouco desenvolvido instigaram a curiosidade e o empenho do jovem skatista, hoje considerado um dos pioneiros da modalidade.

Ele conseguiu ainda consolidar-se na mídia e no empreendedorismo através de várias marcas e campanhas publicitárias. No auge de sua carreira, ele tinha seu próprio modelo de calçado profissional. Devido à força que o skate tem nos Estados Unidos, tornou-se um símbolo do esporte naquele país, sendo convidado para atuar em várias séries de televisão. Hawk também ganhou uma versão desenhada e amarela, quando apareceu no episódio “Barting Over”, dos Simpsons, em 2003.

 

Video Game

Apesar da grande influência de Tony Hawk em sua área esportiva, no Brasil (tendo em vista a pouca força que os esportes radicais encontram para se disseminarem-se com mais êxito, principalmente por serem caros de se praticar), ele ficou conhecido por sua série Tony Hawk’s Pro Skater, febre na época em que o Playstation 1 era uma novidade. A presença do skatista brasileiro Bob Burnquist na lista de personagens selecionáveis, pode ter contribuído para a grande disseminação do jogo, tendo em vista o forte nacionalismo esportivo presente no país.

Para os adeptos do esporte, a grande repercussão do jogo serviu para incentivar novos skatistas, como conta Carolinne Alvares, ex-praticante. “O jogo incentiva muito quem gosta de skate a aprender mais ou menos como ter coragem de fazer algumas manobras”, afirma. Ainda segundo ela, as várias possibilidades do jogo e a emoção de praticá-lo são os motivos do grande sucesso. “Poder montar o estilo de roupa também é bastante legal, porque você entra em uma loja “virtual” e monta o look que você deseja”, comenta Carolinne.

Os jogos Pro Skater 2, 3 e 4 eram presença obrigatória na coleção de CDs de qualquer adolescente empolgado com Playstation, e também possuia versões em cartucho para Nintendo 64. Muita gente ficou conhecendo a canção Blitzkireg Bop da banda Ramones através do jogo. De lá para cá, outras versões foram lançadas e relançados para outras plataformas. A mais recente se trata de um remake em alta definição, lançado para as plataformas Xbox Live Arcade e Playstation Network.

 

 

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias