Ponto de encontro para a terceira Idade
Redação
Publicado em 5 de maio de 2015 às 02:12 | Atualizado há 4 meses
Oníria Guimarães,Especial para Cidades
O idoso em Rio Verde tem espaço de lazer e convivência para passar momentos agradáveis juntamente com amigos. Este espaço é o Centro de Convivência e Apoio ao Idoso (Conviver), um programa mantido pela Secretaria de Promoção Social que tem como gestora a primeira-dama Clarice Martins.
Entre tantos trabalhos e projetos sociais desenvolvidos por esta secretaria, o Conviver tem sido sua “menina dos olhos”. Tanto é verdade que, desde a sua fundação em maio de 1994, o programa conta com total apoio da prefeitura municipal. O Conviver foi criado a partir da iniciativa de Lenir Bernardes Ferreira, que viu a necessidade de se criar na cidade um espaço adequado para as pessoas da terceira idade, onde pudessem se encontrar e juntos realizarem atividades que preenchessem a solidão e os fizessem sentir mais felizes.
Como o grupo não contava com sede própria, se reunia na Comunidade Sagrado Coração, no Bairro Valdeci Pires. No entanto, através da Secretaria de Promoção Social, foi adquirido pelo município um prédio na Rua Dário Alves de Paiva nº 100, onde antes funcionava o antigo “Clube dos Operários”. Nesse local, num prédio antigo e sem nenhum conforto, o grupo se reunia e realizava suas atividades.
No entanto, com o passar do tempo, o prédio já não oferecia condições estruturais para abrigar o grupo que é formado por mais de 150 pessoas, a maioria mulheres.
Com a sede interditada pelo Corpo de Bombeiros, o grupo passou a se reunir num espaço improvisado no Setor Morada do Sol até que a reforma da sede fosse concluída. E hoje, depois de um ano de obras, a sede do Conviver ficou pronta e digna de receber seus membros – a maioria com mais de 60 anos.
Com o aumento da demanda, a Secretaria de Promoção Humana criou mais dois grupos, um no Bairro Dom Miguel e outro no Bairro Santo Cruz, cada um com a frequência de 100 usuários.
E para a alegria dos idosos e da equipe da Promoção Social que acompanha o grupo há vários anos, foi reinaugurada no dia 23, a sede do Conviver. O momento foi de festa e não faltaram música, discursos de agradecimento, homenagens e um delicioso coffee break. A Orquestra de Violeiros e Sanfoneiros de Rio Verde encantou os convidados, principalmente as idosas que formaram seus pares e dançavam alegremente sobre o novo piso, agora, totalmente reformado e seguro.
Clarice Martins não conteve a emoção ao falar de sua alegria em ver concluído um espaço tão importante. “É motivo de alegria, para nós, poder oferecer mais espaço e conforto para as pessoas que aqui frequentam. Neste espaço, oferecemos a terceira idade, através de um trabalho realizado por profissionais, atendimento psicológico, motor e social; trabalhando com eles desde o alicerce que é a família. O mais importante é que trabalhamos com a autoestima dessas pessoas, porque depois dos sessenta anos é difícil ver alegria e motivação para viver e aqui oferecemos a terceira idade um novo estímulo para viver”, diz Clarice.
DEPRESSÃO
Lázara Guimarães da Silva, hoje com 64 anos, participa do grupo há 16 anos e ali fez grandes amizades, partilha seus conhecimentos em artesanato (crochê, bordado e outros) e já indicou o grupo para muitas mulheres acima de 60 anos que estavam com depressão ou passavam por momentos de muita tristeza e solidão e graças ao grupo hoje vivem felizes e se sentem motivadas. “Aqui no Conviver, me sinto realizada, participo de tudo o que aqui é oferecido, palestras, festas, faço trabalhos manuais como crochê, bordado, tapetes e aqui fiz grandes amizades. Muitas amigas que estavam passando por fases difíceis, totalmente desmotivadas, encontraram aqui motivação para continuar a viver e hoje estão se sentindo felizes e muito bem, assim como eu. Este lugar, agora totalmente reformado vai nos proporcionar muito mais conforto e segurança, antes era mal ventilado e não tinha estrutura nenhuma. Essa reforma foi uma grande conquista para todas nós que participamos deste projeto tão importante para nossa cidade”, diz Lázara.
A prefeitura gastou mais de R$ 170 mil com reforma, que incluiu a troca de portas e janelas, revestimento e pintura geral das paredes; reforma da cozinha com revestimento em cerâmica; reforma geral dos banheiros com troca de louças e equipamentos sanitários; construção de um laboratório de informática; cerca elétrica; alarme; rampas de acesso para deficientes; jardinagem; novas calçadas; iluminação e novo mobiliário.
Durante a solenidade de inauguração, a primeira-dama prestou homenagem à sra. Lenir Bernardes Ferreira, primeira gestora do Conviver, e à atual gestora, sra. Guaraciaba Martins da Silva. Dona Clarice e o prefeito Juraci, juntamente com a Orquestra de Violeiros e Sanfoneiros e os convidados, cantaram parabéns aos aniversariantes e, em seguida, descerram a placa de inauguração. Antes, o prefeito agradeceu às servidoras que se dedicam a cuidar dos idosos e no local, prestam um admirável serviço. “Não vejo, em Rio Verde, nenhum lugar mais divertido e alegre como este. Acredito que as maiores obras de um prefeito não são monumentos ou grandes construções físicas, mas poder melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois só somos verdadeiramente felizes quando contribuímos para a felicidade de outras pessoas”, afirmou o prefeito. A festa continuou com a muita alegria e dança ao som da Orquestra de Violeiros.