Brasil

Três ações simples que aumentarão sua credibilidade e poder de persuasão

Redação DM

Publicado em 17 de abril de 2015 às 01:18 | Atualizado há 10 anos

“O objetivo da oratória considerada isoladamente, não é a verdade, mas a persuasão.” – (Thomas Macaulay)

A capacidade de convencer é sem sombra de dúvida uma das habilidades mais importantes para o sucesso de qualquer profissional.

Aliás, você já ficou frustrado por ter se preparado para uma apresentação e as pessoas nem lhe darem atenção? Já se sentiu menosprezado apesar de seus esforços e de toda a sua convicção a respeito do que falava?

Saiba que há ferramentas simples que você poderá utilizar para ser mais ouvido e levado em consideração e hoje vou falar sobre uma delas. Para evidenciar o que vou te dizer, por favor, lembre-se de 4 oradores que você admira. Pessoas que em sua opinião parecem cultas e que falam bem em público. Pronto? Já fez sua pequena lista?

Pois bem, vou arriscar um palpite, provavelmente essas pessoas tem 3 características em comum: falam pausadamente, palavras completas e com voz firme. Certo? Sempre que faço este teste vejo que a maior parte dos oradores respeitados procede deste modo. Então, veja o que podemos aprender com eles:

1 – Fale pausadamente – Quem fala assim passa a imagem de ser senhor de si, autoconfiante e de ter domínio do conteúdo. Isso nos inspira tranquilidade e segurança. Outro ponto positivo é que com a fala pausada você conseguirá articular melhor os pensamentos, alcançando vantagem sobre um opositor mais apressado.

2 – Fale palavras completas – Este é um hábito comum às pessoas mais instruídas. Portanto, ao ouvirmos uma pessoa que fala pausada e corretamente, parece que decidimos inconscientemente que ela tem um nível de instrução acima da média. Deste modo, sentimos confiança e admiração, tendendo a considerar como verdadeiro o que ela diz.

3 – Fale com voz firme – Isto passará uma imagem de autoridade e autoconfiança. Seus ouvintes tenderão a pensar: “Hora, se você está tão seguro ao falar certamente o que diz deve ser verdade”. Uma voz firme induz à confiança.

Veja que é realmente simples. Então, comece agora mesmo a incorporar estes hábitos, se ainda não os tem. Transmita mais credibilidade e segurança aos seus ouvintes e aumente sua capacidade de gerar resultados positivos por meio de suas falas.

 

(Luciano Masan, sociólogo com especializações em gestão)

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia