Riscos de extinção da onça-parda
Redação DM
Publicado em 2 de abril de 2015 às 02:23 | Atualizado há 10 anosJemima Ursino de Oliveira,Especial para DMRevista
Onça-parda, Puma, Suçuarana são nomes comuns para a Puma concolor, uma espécie de felídeo presente em todos os biomas do cerrado brasileiro (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Campos Sulinos), constituinte da família Felidae, gênero Puma e ordem Carnívora.
A onça-parda é um animal carnívoro e predador de cervídeos, porém, é um animal predador oportunista, consumindo animais de acordo com a disponibilidade no ambiente, podendo se alimentar de répteis, aves, peixes e insetos.
Estudos têm apontado certa preocupação com essa espécie, pois a mesma está ameaçada de extinção devido à degradação de seu habitat natural, obrigando-as a saírem desses habitats sem nenhum recurso alimentar, como consequências essas onças passam a procurar alimentação em criações de bovinos, como resultado, os fazendeiros desinformados acabam matando esses animais como solução para este problema. Outro fator seria a caça clandestina.
Ainda faltam estudos que detalhem significativamente as causas e consequências da diminuição da população de onças-pardas. Sendo que o número de pesquisas envolvendo a onça pintada é bem maior do que pesquisas envolvendo a Puma concolor. Um maior percentual de pesquisas ajudaria a encontrar soluções para que a espécie não seja extinta.
(Jemima Ursino de Oliveira, acadêmica de Biologia, modalidade licenciatura, 7° período da puc-go)