Alerta com a enchente de São José
Redação
Publicado em 19 de março de 2015 às 02:23 | Atualizado há 10 anosÉ hoje: dia de celebrar o santo católico costuma coincidir com muita chuva
Beto Silva
É um dia que pode acontecer de tudo: até mesmo não chover. Mas na tradição, o dia 19 de março é a data da Enchente de São José.
É dia – enfim – que cai muita água. Conforme previsões para esta quinta-feira, a capital terá sol com nuvens. Diga-se de passagem, chuva a qualquer hora do dia.
A mesma previsão vale para a maioria das cidades goianas – apenas para honrar a tradição e crendice de que neste dia ocorre a ‘enchente de São José’.
O que era para ser fenômeno natural, supostamente iniciado no Ceará, Estado em que este santo é o padroeiro, tornou-se um temor para muitas pessoas. Inexiste relação da enchente com o santo a não ser que o dia 19 de março costuma ser abençoado com muita água – afinal, as águas de março marcam o fim do verão.
Culto
O culto a este santo começou no Egito. Segundo a tradição católica, em 1870, o papa Pio IX o proclamou “patrono da Igreja Universal”.
Mas, afinal, teremos hoje uma enchente? A costureira Marta Rita Borges, moradora do Setor Universitário, garante que sim: “É costume. Desde criança meu avô falava para tomar cuidado com a enchente de São José. Lá na fazenda, onde é hoje Cocalzinho, nesta data ocorreu a enchente: lembro que uma conhecida foi levada com as águas. Foram achá-la dez dias depois. Já morta”, recorda.