Cotidiano

Gracinha recebe Comenda Voluntários de Coração

Redação DM

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 11:39 | Atualizado há 5 anos

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, recebeu, na noite da última sexta-feira (27/08), em solenidade no Teatro Municipal de Anápolis, a Comenda Voluntários de Coração.

“O voluntariado tem sido peça fundamental no trabalho social de Goiás”, afirmou Gracinha Caiado. A honraria reconhece a atuação de pessoas que, em cada ano, se destacaram com participação em ações do Voluntários de Coração. Instituído pela Lei nº 4.051 de 6 de dezembro de 2019, do município de Anápolis, o programa visa promover a cidadania e estimular o desenvolvimento de uma sociedade participativa e prática, com o objetivo de minimizar as desigualdades sociais.

“Como voluntária que sou, acredito que podemos de fato construir caminhos para um futuro melhor. Acredito que ninguém faz nada sozinho. Temos que trabalhar em parceria, Estados e municípios. Dessa forma que temos trabalhado, temos conseguido organizar a proteção social do nosso Estado”, ressaltou a presidente da OVG.

Prefeito de Anápolis, Roberto Naves chamou de “abençoadas por Deus” as pessoas que fazem parte do Voluntários do Coração. “Elas sabem que ajudando recebem mais do que doam. É por isso que juntos vamos continuar no caminho do bem, da cruzada pela dignidade, de buscar a igualdade social”, disse. E completou: “Cada um ajuda com aquilo que é possível”.

De iniciativa da primeira-dama de Anápolis, Vivian Naves, o programa já alcançou mais de quatro mil famílias. Todos os agraciados tiveram os nomes homologados, com publicação no Diário Oficial do município de Anápolis, em decretos individuais, assinados pelo prefeito. A escolha da data da cerimônia não é aleatória, a comenda é entregue aos contemplados em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário, comemorado no dia 28 de agosto de cada ano.

“O programa Voluntários do Coração nasceu de uma cidade que tem muitos voluntários, que contribuem muito para nossa cidade. Nasceu desse ideal de unir pessoas movidas pela solidariedade e pelo comprometimento”, declarou Vívian Naves. A primeira-dama ainda salientou o quanto a noite é especial. “Quero dar os parabéns a cada um de vocês, que tocam a vida de tantas pessoas”, reiterou.

Também homenageada, a ex-primeira-dama de Anápolis, Onaide Santillo, destacou que ser voluntária é uma missão do coração. “A gente não busca recursos materiais ou econômicos para fazer o voluntariado, mas somos obrigados a fazer pelo amor ao próximo. Não dá para ver alguém precisando de algo é não fazer nada”, disse.

Ao representar o Poder Judiciário, o juiz Carlos Limongi agradeceu a honraria e destacou que ser voluntário é ter a vida transformada. “Servir e fazer o bem é muito bom porque encontramos o propósito e o sentido da nossa vida. As pessoas que mais ganham com o trabalho voluntário somos nós mesmos”, assegurou.

Da mesma forma, o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro, ressaltou a importância de melhorar a vida de quem mais precisa. “A essência de quem faz o bem transmite paz. Que vocês continuem acreditando que a gente pode mudar a vida das pessoas”, pontuou.

Ação coordenada

A política social do Governo de Goiás não se restringe a ações isoladas, consistindo em um leque de programas e benefícios. A gestão já ultrapassou a marca de R$ 1,1 bilhão em investimentos destinados a atender a parcela mais vulnerável da população nos 246 municípios do Estado. Entre projetos e entregas realizados, já foram mais de R$ 364 milhões, que ganham reforço de R$ 830 milhões para novas iniciativas, como reforma e construção de casas sem custo ou parcela de financiamento para os moradores.

O trabalho coordenado garante 1 milhão de cestas básicas, segurança alimentar para 530 mil estudantes, 100 mil famílias contempladas pelo programa Mães de Goiás, distribuição de 130 mil cobertores, 10 mil bolsas concedidas pelo Universitário do Bem (ProBem) e 5 mil vagas para o Aprendiz do Futuro.

Além disso, a Organização das Voluntárias de Goiás realiza capacitação de pessoas que queiram atuar como voluntários. “Entre 2019 e julho de 2021, a OVG capacitou quase 8 mil pessoas para o trabalho voluntário por meio da Plataforma do Voluntariado”, informou Gracinha Caiado

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia