Goiânia ultrapassa Porto Alegre e é a 10ª maior cidade do Brasil
Fernando Boeira Keller
Publicado em 28 de agosto de 2021 às 19:05 | Atualizado há 4 anos
O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado na última quinta-feira, 26, estima a população de Goiânia em 1.555.626 pessoas, o que a torna a décima maior cidade do Brasil.
Até o ano de 2017, a capital goiana era a 12ª maior cidade do país em população, atrás de Porto Alegre (RS) e Belém (PA), porém as estimativas dos anos seguintes apontaram um crescimento maior em Goiânia, fazendo-a subir duas posições e deixando as capitais gaúcha e paraense para trás.
Alguns dos motivos que explicam o rápido crescimento populacional de Goiânia são o custo de vida na cidade e o valor do metro quadrado, que é o segundo mais barato entre as capitais do país, avaliado em R$ 4.303,00.
O agronegócio, muito forte na região Centro-Oeste, também tem contribuído para o grande crescimento da capital. Grandes empresas abrem negócios na região e compõem suas sedes em Goiânia, o que atrai mais pessoas para o mercado de trabalho.
Segundo o IBGE, Goiânia ainda tem uma das menores proporções de moradores de favelas entre as grandes cidades, onde apenas 0,27% da população vive em “aglomerados subnormais”, muito abaixo dos 5,59% da vizinha Brasília e da média brasileira de 6%.
Além de Goiânia, as maiores cidades do Estado também experimentaram um grande crescimento na população. Aparecida de Goiânia tem, atualmente, 601.844 habitantes, Anápolis conta com 396.526 habitantes, e Rio Verde com 247.259 pessoas.
Leia também
- Botafogo inicia turnê do Mundial com visita à comunidade no RJ
- Suspeito de envolvimento na morte de goiana no Japão é preso
- Show de Lady Gaga terá cinco atos e mais de 20 hits
- Milton Nascimento aciona Justiça por direitos sobre a canção “Travessia”
- INSS e AGU anunciam medidas para responsabilizar entidades envolvidas em fraudes previdenciárias