Cultura

Banda goiana ensina que a vida é pra viver

Marcus Vinícius Beck

Publicado em 5 de agosto de 2021 às 16:54 | Atualizado há 4 meses

O fraseado da guitarra, com a bateria marcando o tempo, antecede o amor à vida e reafirma a identidade estética num clima country-soul da banda goiana Indomáveis & Sandoval Shakerman. Como se estivéssemos com o pé na estrada, sem um centavo no bolso, carteira de cigarro vazia e dúvidas rolando na porra toda, “Fair Play (A Vida é Pra Jogar)” pode ser ouvida nas plataformas de streaming via gravadora goiana Monstro Discos. Depois, ainda há mais um som: “A Melhor Hora do Dia” completa o conceito abordado pela banda de viver o dia, sem covardia, e sim com destemor. 

Em “Fair Play”, nossos ouvidos entram em contato com um riff sessentista, cheio de feeling e personalidade, numa simbiose acertada em que a banda optou por passar sua mensagem – entre metáforas, solos e uma base rítmica que lembra o melhor do rock and roll – no bom e velho português. “Segue a vida, segue o jogo”, manda ver o vocalista. “Jogo é pra jogar/ a vida é pra viver”. 

“A Melhor Hora do Dia” segue a mesma premissa harmônica e melódica da primeira faixa, mas com um tom mais suave. À medida que vamos curtindo a canção, a angústia vai tomando conta assim que o ponteiro do relógio passa: é a infinitude absoluta, demorada, “eu não sei o que fazer”. São pensamentos sobre tudo, com o eu-lírico expressando sua dúvida em como sair “desse vazio”. 

Também pudera: é um vazio existencial que, se olharmos ao nosso redor, com a sensação de sufocamento provocada pela maluquice canalizada pelas sílabas e pontos finais do noticiário, faz sentido. E os Indomáveis & Sandoval Shakerman toca um rockão sem firulas, cru, direto e reto. 

Arrisco a dizer que – mas peço licença para o leitor, pois me revelo aqui como alguém que escreve com os solos e riffs no ouvido e, portanto, despido da camisa de força da isenção defendida pelos manuais de redação jornalística – estamos diante de uma das músicas mais interessantes compostas neste ano por uma banda da cena local. Por si só, seria um convite honesto para colocarmos os fones no ouvido, prestar atenção na linha de baixo e na simplicidade do grupo, mas o ponto aqui é outro. 

Em alguma medida, tudo na vida vira música, e também nos reduz a um líquido trancado no liquidificador a partir do qual estamos presos, sem perspectivas ou soluções para problemas que, angariados por engravatados, esbarram no íntimo de cada um. E a vida, obviamente, não está dissociada desses riffs e letras tocados e cantados pela galera do Indomáveis & Sandoval Shakerman.

Musical e textualmente coesos, o grupo une a experiência e as vivências de um veterano cantor goiano com uma turma de jovens talentosos, num som que eles já definiram como maximum rhythm and blues. Formado por Sandoval Shakerman (vocais), Diego Floyd (guitarra), Tiago Jacobson (bateria) e Rodolpho Gomes (baixo), a trupe apresenta um rock misturado com R&B, mas a partir de um formato nada saudosista ou referências empoeiradas na prateleira discográfica do rock. 

Tem peso, classe, é dançante, passional e com letras confessionais, num clima meio kitsch. E, claro, sempre revelando uma habilidade para inserir nas composições um quê, sutil porém refinado, de ironia: recurso retórico, aliás, que está presente na história desse estilo musical desde seus primórdios e foi elevado ao status de clássico (cuidado, muito cuidado com essa palavra) pela Invasão Britânica, especialmente os ‘subversivos’ e ‘malvados’ dos Rolling Stones.

Sem mais delongas, “Fair Play” e “A Melhor Hora do Dia” foram gravadas antes da pandemia, mas que nos trazem uma bem-vinda coragem e esperança para atravessar a tempestade obscurantista e caótica que pairou sobre o Brasil desde 2018. As duas canções se completam, em clima de country-soul, e abordam os desafios de viver em um mundo de competição a todo momento, regido pela sinfonia chata, pedante e massificadora que atendia por aí pelo nome de neoliberalismo.

Ou seja, “o jogo é pra jogar, a vida é pra viver” e todos nós buscamos “a melhor hora do dia”.

Fair Play (A Vida é Pra Jogar) e ‘A Melhor Hora do Dia

Banda: Indomáveis & Sandoval Shakerman 

Gênero: Country-Soul

Gravadora: Monstro Discos

Disponível nas plataformas de streaming

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias